quinta-feira, setembro 17, 2009

O "Sacrifício"que é a Vida Pública...

O período eleitoral é óptimo para muitas coisas, até para tentar descobrir o que move todos estes "grupos excursionistas" multicolores, que invadem o país e as nossas televisões...

A sua ladainha diária, de terra em terra, a distribuir papeis, esferográficas, palavras, sorrisos, e claro, beijos, abraços e apertos de mão, suscita sempre comentários. Em relação aos beijos, lembro-me sempre do desejo do Manuel João, que fazia figas para que o Paulinho "das feiras" apanhasse pela frente as velhas beijoqueiras da Beira, que o deixavam todo lambuzado, na meninice.
Embora sem certezas, fico com a sensação de que esta gente gosta muito do cheiro a poder, e provavelmente também têm a ambição de ficar sentados em qualquer história. Claro que nunca é isso que dizem. Falam sempre em "sentido de Estado", no gosto pela causa pública, sem se esquecerem de colocar um ar sério (sim, essa mesmo, popularizado pelo Cavaco...).
Salazar também era assim gostava de se fingir modesto e patrioteiro, tentava ocultar o seu ego de elefante e a vaidade dos "espelhos", que o faziam achar-se único.
Acredito que a generalidade dos políticos sejam assim, extremamente vaidosos, não pela aparência física, mas sim pelo que pensam de si próprios. Fico sempre com a sensação de que se acham "seres únicos", dotados de qualquer coisa, quase "divina".
Provavelmente é por isso que tentam perpetuar-se no poder várias décadas, por acharem que estão sempre certos e que são insubstituíveis (Alberto João Jardim é o melhor dos exemplos vivos...). Claro que há por aqui muita "fascinação" pessoal. E também muitos "lambe-botas" à volta destes "candidatos", que os vão afastando da realidade...

14 comentários:

  1. voltou o cansaço...

    ando mesmo exausta Luís.será destas coisas que somos "obrigados"a ver?

    um beijo grande

    ResponderEliminar
  2. E eu doida pra chegar ao fim do texto e achar uma pista. :)

    É, há políticos assim, mas ainda tenho esperança que existam poucos, mas existam, os que pensam que podem melhorar Portugal, e querem. Por aqui, já desisti de acreditar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estou de acordo. Confesso que me cansam os políticos...
    Um abraço, Luís

    ResponderEliminar
  4. Tens razaão: aquilo deve dar uma ensaboadela ao ego!
    Beijinhos, Luís

    ResponderEliminar
  5. Pois é, devia de facto ser um sacrificio pelo bem da Nação, o tal sentido de Estado, o apelo a servir o País, mas não é isso que se verifica.Infelizmente e para nosso mal.É pena pois tenho a certeza que com bons governantes poderiamos ser uma grande Nação, pois a nossa alma Lusitana é grande e forte e quando queremos e podemos somos os melhores.

    ResponderEliminar
  6. como dizia e muito bem Sophia de Mello Breyner Andersen - "perdoai.lhes ,pai ,porque sabem o que fazem..."



    .
    um beijo

    ResponderEliminar
  7. são várias pistas, Cris, vários protagonistas...

    ResponderEliminar
  8. mas se lhes perguntares, Anita, é cá um sacrificio...

    ResponderEliminar
  9. sim, nós sabemos isso muito bem, Gabriela, tal como a grande Sophia.

    ResponderEliminar
  10. epa, espero nunca chegar a militante de qualquer partido!

    ResponderEliminar