segunda-feira, março 26, 2007

O Pai do Jazz no Nosso País


Luís Villas-Boas (1924 -1999) foi o principal divulgador do Jazz no nosso país.

Não é por acaso que o Luís surge aqui no "Largo", se ainda estivesse entre nós, fazia hoje oitenta e três anos. Os amigos não o esqueceram, é por isso que promovem uma homenagem no Teatro São Luíz em Lisboa, com o lançamento do livro "O Jazz Segundo Villas-Boas", da autoria de João Moreira dos Santos.
A descoberta desta música afro-americana que animava os bairros negros dos Estados Unidos, ainda nos anos quarenta, foi "amor à primeira vista" e fez com que fundasse o Hot Clube de Portugal, do qual também foi o seu grande impulsionador, durante décadas.
Actualmente o Hot Clube continua a ser a principal escola de jazz do nosso país - escola que tem como patrono Luís Villas-Boas - e por onde passaram as nossas grandes figuras nacionais deste género musical, desde Maria João, Mário Laginha a Carlos Martins e Laurent Filipe.
É por isso que o Hot Clube de Portugal também se vai associar à homenagem, tal como dezenas de grandes figuras da música portuguesa, do jazz e de outras "freguesias" musicais, que oferecem a sua música, pela noite dentro, ao homem que colocou Cascais no mapa dos grandes festivais de jazz e trouxe a Portugal algumas das suas maiores figuras mundiais.

6 comentários:

  1. Aposto que o Luís Villas-Boas, lá onde estiver, vai gostar muito mais da música do que do livro...
    Se há quem mereça uma homenagem, é ele, sem qualquer dúvida, pela sua incansável dedicação em prol do Jazz e respectiva divulgação.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem!
    Sem esquecer o José Duarte.

    ResponderEliminar
  3. Pois vai, Sininho... mesmo que não dance, bate o pé e acompanha o ritmo, com um sorriso do caraças!

    ResponderEliminar
  4. Claro que não podemos esquecer o Zé Duarte e os seus cinco minutinhos de Jazz... tão apelativos, Maria.

    ResponderEliminar
  5. Vou ter que repetir o qque está aqui já escrito: o Luis Villas-Boas vai bater o pé ao som do jazz, sim, e o Zé Duarte não pode ser esquecido...
    Certamente que o acompanhará nos seus 5 minutos de...

    ResponderEliminar