quarta-feira, março 07, 2007

RTP Faz Cinquenta Anos


Hoje a RTP comemora cinquenta anos do início das emissões regulares do primeiro canal (e durante anos, único...) da televisão portuguesa.

Claro que há outras datas anteriores na história da televisão, que não devem ser esquecidas. A 15 de Dezembro de 1955 foi assinada em Lisboa a escritura da RTP - Rádiotelevisão Portuguesa SARL, por iniciativa do governo, dando início a uma grande aventura, que culminou com a primeira emissão pública, na Feira Popular de então, que se situava no Parque de Santa Gertrudes, onde hoje está a Fundação Calouste Gulbenkian, na noite de 4 de Setembro de 1956.

Foi nesse começo de noite, a partir das 21.00 horas, que o povo de Lisboa, que ocorreu ao parque de diversões, assistiu pela primeira vez a uma transmissão televisiva, naquela que ainda é considerada uma das maiores invenções do mundo. Estas emissões experimentais decorreram durante todo o mês de Setembro e foram visitadas por milhares de portugueses.

Finalmente, a 7 de Março de 1957, a RTP passou a visitar, ao fim da tarde, os muitos lugares públicos - cafés e restaurantes que aproveitaram os sinais de modernidade para cativar clientes - e os poucos lares portugueses, que tiveram capacidade financeira para adquirir estes aparelhos, completamente revolucionários no campo da imagem, especialmente para uma sociedade tão fechada ao exterior, como era a nossa...

A imagem que acompanha este texto, é a primeira mira técnica da RTP.

2 comentários:

  1. É verdade, e eu estive ontem toda a tarde e noite a ouvir o que se ia passando... Nomes que já nem me lembrava...

    Este teu / nosso Largo da Memória faz cada vez mais sentido.

    ResponderEliminar