domingo, maio 21, 2017

Jogos de Diferenças...


Um casal de meia idade que já não via há uns dias largos, quis saber coisas de mim e da minha família. Falei-lhes do último "pesadelo" cá de casa. O homem maduro disse: «O tamanho dos problemas revela-se sobretudo na forma com os enfrentamos.»

Eu sabia que era assim. Até por não ser muito melodramático em relação a tudo o que nos cerca.

A esposa argumentou que nem sempre era assim. Mas claro que era, e é. A forma de encararmos os problemas (sem fugir deles...) e de os tentar resolver da melhor maneira, ajuda sempre.

Quando vinha para casa pensei na minha capacidade de abstração (o que irrita muito boa gente...), do facto de raramente ficar a matutar nos problemas,  de tentar dar sempre um passo em frente.

Ao começo da tarde, antes do início da tertúlia em que estava envolvido, uma mulher veio-me com a história de que os homens só sabem fazer uma coisa de cada vez, dando como exemplo o marido. Respondi que por acaso eu consigo fazer duas ou três, mas nunca a dúzia das mulheres... deixando-a  em silêncio com cara de caso.

Mas acho que sim, temos várias características que nos distinguem. Esse facto de que tanto as orgulha, de fazerem muitas coisas ao mesmo tempo, também lhes altera completamente o sistema nervoso. E é por isso que não conseguem ultrapassar os problemas da mesma forma dos homens (sei que algumas dizem que isso acontece por irresponsabilidade, mas é muito mais que isso...).

Embora cada caso seja um caso, nestes "jogos de diferenças"...

(Fotografia de Robert Doisneau)

8 comentários:

  1. Luís, isso de se fazer várias coisas ao mesmo tempo é treta. Desenrascar duas ou três coisas em que já se está rotinado, isso sim, e acontece com homens e com mulheres.

    Gosto desta foto do Doisneau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é treta, Isabel. Sou um bocado distraído.:)

      Eliminar
  2. Ai, ai, os homens e os seus complexos... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as mulheres, Graça, que agarram todas as teorias colocadas à solta, para se superiorizarem aos homens. :)

      Eliminar
  3. Há casos e casos... Nunca nada é o que parece...
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
  4. Bom eu devo ser uma mulher esquisita, porque não sou capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Vá lá duas ou três e mesmo assim às vezes uma delas sai asneira.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. é mesmo isso, nada é o que parece :)

    ResponderEliminar