sexta-feira, abril 07, 2017

Contar (ou não) Mais do que Se Deve...


Uma das pessoas que me lê todos os dias aqui no "Largo" disse-me em jeito de graça que me ficou a conhecer melhor nos últimos dias. Quando lhe perguntei porquê, disse-me o óbvio, porque tinha escrito mais sobre mim.

Ainda lhe disse para não acreditar em tudo o que lê... Mas ela abanou a cabeça e disse que não, que era eu que estava ali.

Já escrevi mais que uma vez que um blogue é sobretudo um diário. Podemos fazer desvios para os lados, escrever sobre livros, poemas, pessoas, lugares... mas nós estamos sempre lá, é impossível sairmos do interior das nossas palavras.

É como na ficção. Embora eu não vá muito na conversa que um escritor está sempre a escrever o mesmo livro (cada livro ganha uma identidade própria...), sei que estamos sempre a escrever sobre nós, mesmo que escrevamos sobre coisas que não vivemos. É a nossa opinião, são os nossos pensamentos e a nossa maneira de olhar o mundo que estão lá, por mais voltas que demos.

Voltando ao tema inicial (começo a fugir e é um problema...), às vezes precisamos de falar mais de nós, de desabafar, porque somos quase sempre mais frágeis do que aquilo deixamos transparecer. Embora esta seja a época das "máquinas inteligentes", nós continuamos a ser apenas humanos...

(Fotografia de Luís Eme)

4 comentários:

  1. Luís, penso mais ou menos como tu.
    Existe sempre algo de autobiográfico no que escrevemos.

    Um blogue pode não ser sobretudo um diário, como dizes. Há registos, cadências e propósitos muito diferentes.

    Ali o título... quer seja num blogue ou não.
    Depois de andar anos a pensar muito sobre o assunto, parece-me que vale a pena sermos 'naturais'. Quero dizer que para nos sentirmos bem vale a pena fazermos como nos apetecer, sem contudo perdermos a noção das consequências do dizer e do não dizer.
    Costumo ter presente na minha cabeça que se não nos dermos nalguma medida, não existimos para os outros. A partir daqui, podemos definir o que queremos existir e para quem queremos existir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a tendência é que seja um diário, Isabel, até por ser editado apenas por ti, pela tua vontade, pelos teus apetites.

      E sim, também penso que vale a pena sermos nós próprios, nunca seremos apanhados na curva por termos "roubado" uma personagem em algum lugar. :)

      Eliminar
  2. Nem mais - "isto" é uma espécie de diário, sim...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso que sim, Carlos.

      Se não usarmos máscaras, somos nós que estamos ali...

      Eliminar