domingo, abril 30, 2017

Cinema & Mitologias


Olhei para esta caixa e achei feliz a coincidência da colagem de cartazes, de dois filmes que também coincidem nas salas de cinema, e ainda um cartaz do PCP a espreitar.

E este "Fátima" do João Canijo com algumas das suas actrizes fetiches, promete... muito mais que o "Jovem Karl Marx", pela forma como aborda o mistério da peregrinação.

No campo das mitologias, as Aparições de Fátima e a Revolução Soviética festejam os seus centenários este ano. Curiosamente acabaram por ficar ligadas também pela ficção que se apoderou dos segredos da irmã Lúcia, que talvez seja muito mais que "vidente", pode muito bem ter sido a "criadora" de todo o fenómeno, instrumentalizando os primos mais novos, que só por tudo o que devem ter sofrido, merecem ser santos...

(Fotografia de Luís Eme)

4 comentários:

  1. Também penso o mesmo. Mas impressiona-me muito a religiosidade e o sofrimento das pessoas que acreditam.
    Uma boa semana.
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não me impressiona, mas respeito, Graça.

      Mas há coisas que não entram mesmo na minha cabeça...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Acho que sim,Severino.

      (juntou-se uma revolução com uma mentirinha...)

      Eliminar