quarta-feira, junho 01, 2016

Grande Novidade...

Passei por um espaço de publicidade das culturas e fui quase obrigado a olhar nos dois cartazes com amor. O primeiro por razões óbvias, o segundo pelo lugar comum do título do filme, e também pela imagem, como se o amor entre dois homens fosse uma coisa do próximo século.

Basta passear pela blogosfera para perceber que "o amor é (mesmo) uma coisa estranha" (os outros lugares com redes, só conheço de nome...). 

Há quem escreva com relativa facilidade sobre as suas histórias povoadas de amores impossíveis, fazendo-o muitas vezes quase em forma de "folhetins". Esperam com relativa facilidade pelo quase impossível, embora também possa ser apenas uma "fantasia".

Também tenho escrito bastante (fora do blogue...) sobre a facilidade com que nos desentendemos e como extremamos posições, quase como se homens e mulheres tivessem vindo de planetas diferentes. Até por continuar a pensar que não somos assim tão diferentes.

E nem vou falar dos outros lados do amor, entre o absurdo, o surreal, que visitam algumas conversas decalcadas de jornais e revistas, cujos protagonistas parecem saídos de filmes "noir", embora sejam de carne e osso. São gente capaz de fazer tudo por amor, até matar, porque fingem entender o casamento como algo eterno, como se ensina na missa.

Por onde eu já vou, e apenas porque passei à hora errada  pela publicidade errada.

(Fotografia de Luís Eme)

10 comentários:

  1. Luís, julgo que se poderia arranjar igual número de argumentos, também credíveis, para justificar que o amor não é uma coisa estranha.
    De forma mais ou menos explícita, já tenho escrito várias vezes que é o amor, no conceito abrangente de afectos, que faz a grande diferença nas nossas vidas. E esta consciência, para quem não anda cá só para 'passear', torna-se mais notória a partir dos entas. Também quando se afina o grau de exigência.
    O amor nada tem de estranheza; é do mais natural ou devia sê-lo. As dificuldades, se as há, têm a ver com a forma com o entrelaçar dos sentires com padrões definidos ou novos, com a gestão de expectativas, com tolerância... sobretudo com a verdade.

    Ninguém mata por amor.
    Usam essa linguagem e querem convencer-nos disso para adoçar o crime de homicídio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto que havia a dizer, Isabel...

      Claro que o amor em si não é uma coisa estranha, o que é estranho é "a estranha forma de amar" (acho que é um fado da Amália)de cada um de nós.

      E claro que se mata por amor, ainda que seja um amor completamente doentio e possessivo. Há gente que não consegue suportar a separação, deixar de viver com o outro que ama...

      Eliminar
    2. Luís, julgo entender o que dizes e é assim que costuma ser designado.

      Matar por não suportar a separação, por não poder "ter" quem ama, não é matar por amor, até porque daí nada de bom resulta para o objecto do amor. Mata-se por desrespeito pela liberdade individual, pelo sentimento de posse.
      Fazer algo por amor tem de proporcionar algo de bom ao ser amado ou haver essa intenção.

      Eliminar
    3. Amor doentio não é amor :)
      Amor é um querer bem sem fim, impossível querer mal a quem se ama. São distorções de personalidade

      :) beijinhos

      Eliminar
    4. Isabel não estragues os romences de amor, que a Julieta e o Romeu zangam-se. :)

      Eliminar
    5. Isso dizes tu, Glória.

      Há quem só ame assim, loucamente. :)

      Eliminar
  2. ~~~
    Um tema imenso...

    Resumindo, tudo o que é saudável é excelente e tudo o que ultrapassa

    os limites da sanidade é mórbido. Considerando o amor homossexual

    normalíssimo e o amor platónico, uma fantasia estóica anormal.

    ~~~Bj~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ser assim, mas isso era num mundo perfeito, Majo. :)

      Eliminar
  3. Penso que o amor é a roda que movimenta o mundo. Acredito que se dê a vida por amor, não acredito que ela se tire por amor. Penso que é uma distorção de sentimentos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos muito distorcidos, Elvira.

      É por isso que destruímos muitas coisas onde tocamos (a natureza que o diga).

      Eliminar