domingo, fevereiro 14, 2016

«Se alguém tivesse uma loja só de coisas feias, tinha de fechar portas.»


Tive um professor português que além de mau professor era mentiroso.

Gostava de dizer que não existiam mulheres feias. Talvez fosse dos óculos. Ou então um quase acto de cavalheirismo, de quem, por também não ser muito favorecido pela beleza, gostar de dar a entender que era capaz de gostar de qualquer mulher. O que eu acho, à distância de quase quarenta anos, é que ele era sobretudo um dissimulado, que passava o tempo a "lançar a rede" (uma daquelas finas capaz de apanhar tudo e mais alguma coisa, proibidas por lei...). 

Por não apreciar o nosso humor quase escuro e trocista, vingava-se nas notas. Mostrando aí sim, a sua predilecção pelas damas...

Claro que ele sabia que havia pessoas bonitas, giras, assim-assim, feias e assustadoras. Todos sabemos, nascemos com um sentido estético muito próprio que nos permite gostar de coisas diferentes (e ainda bem...), mas que não difere muito quando se aborda a beleza que nos cerca.

Toda esta conversa porque lá na "mercearia" toda a gente estranha que a Lúcia não tenha ninguém, pelo simples facto de ser uma mulher bonita. Se fosse assim-assim ou feia, era normal que ninguém "lhe pegasse" (foi a expressão utilizada por outra mulher...), mas assim...

Quem se diverte e nos diverte quase sempre com estas conversas banais é a Rita, que disse: «Se alguém tivesse uma loja só de coisas feias, tinha de fechar portas.» Acrescentando: «Até podia ter muitos clientes, mas iam lá sobretudo para ver a mercadoria e não para comprar.»

Ela é do melhor a pegar na "bússola" e a mudar rumos de conversas.

(Fotografia da inconfundível Marylin por Henri Cartier-Bresson)

4 comentários:

  1. pois é, se calhar tens razão, mas há sempre alguém que gosta de coisas que para nós são feias e para outros são belas.
    e também há aquele ditado que diz que não há bela sem senão.
    gostei do texto que me deixou em suspense.
    um bom domingo
    beijinho
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. feio é feio em qualquer parte do mundo, Piedade.

      Pode sim haver quem goste de coisas feias.:)

      Eliminar