quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Olhar a Velha Escola sem Grandes Saudades. Tudo Graças aos "Pink Floyd"...

Não quis dizer a ninguém que tinha sido um felizardo, que tive uma professora na primária que era um doce, que me deu apenas as reguadas que teve de dar. Sei que em quatro anos, foram uma insignificância, até por ser dos seus melhores alunos.

Lembrei-me da sala de aula da escola primária desse meu tempo, com os quadros de Marcelo e Tomás por cima do quadro (não me lembro de nenhum crucifixo...), das janelas que nos iluminavam, por onde vi o Carlos (já com os seus catorze anos...) a fugir,  mais que uma vez, por por não aguentar aquela "prisão".

Ele morava no meu bairro e já andara na escola com o meu irmão e embora fingisse que era um rapaz terrível, fazia questão de ser meu amigo e um dos meus guarda-costas (foi mais ao menos a profissão que seguiu. A última vez que falámos era segurança pessoal do dono de um império nocturno, com várias discotecas e bares no Oeste).

Comecei a escrever e a fugir daquilo que queria dizer. As memórias são assim. 

O tema principal da conversa era a qualidade dos Pink Floyd e do álbum, "Another Brick in The Wall" (que até deu um filme que continuo a gostar de ver), que me fizeram lembrar das histórias de violência que ouvia, passadas em outras salas, de professores amargos, que além da utilização massiva da régua, gostavam de distribuir carolos, puxões de orelhas e até lapadas (no rosto e na cabeça...).

É por isso que quando ouço pessoas antigas a falarem com saudades do ensino do "outro tempo", gostava que lhes dessem um puxão de orelhas e lhes mostrassem uma régua. Talvez lhes trouxessem alguma coisa à memória...

(Fotografia de Robert Doisneau) 

8 comentários:

  1. as recordações que guardo da escola primária são tão diferentes das tuas, Luis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos de gerações diferentes, Laura.:)

      Quando se deu o 25 de Abril já tinha 11 anos... ou seja, passei a primária em plena ditadura...

      Eliminar
    2. Esqueci-me de dizer que estas não são as minhas recordações, Laura.

      Tive a sorte de ter uma professora e não as bestas dos professores Louro e Rocha...

      Eliminar
  2. As minhas recordações da primária, não podiam ser piores. Desde logo a escola era num edifício que já tinha sido uma vacaria. Tinha apenas uma janela no top e uma porta na lateral. Junto à janela, num estrado, estava a secretária da professora Georgina, alcunhada de gata, nunca soube porquê, quando fui para a escola, ela já era conhecida por toda a gente como a Georgina Gata. E a turma ia da primeira à terceira classe. Não tínhamos casa de banho nem água. A escola ficava no largo da Telha, e nesse largo havia um chafariz, onde bebíamos água no recreio. Na sala de aula havia uma porta que dava para a "casinha" Uma divisão com várias pias de barro, onde fazia-nos as necessidades, e que a "pipa" da Câmara, ia despejar e lavar depois das aulas. Dá para ver que não tenho saudades nenhumas da dita "escola"
    Quanto às reguadas, também, não apanhei muitas, sempre fui boa aluna. Mas se apanhasse não me podia queixar. Ainda me lembro das palavras da minha mãe para a professora.
    "Ensine-lhe a ler e a ser uma pessoa de bem. E se ela se portar mal, chegue-lhe a roupa ao pêlo. Desde que não lhe parta nenhum osso, só se perdem as que caiem no chão."
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um tempo que deixou poucas saudades, Elvira. Por tudo isso...

      Eliminar
  3. Guardo as melhores recordações do tempo da Escola Primária.
    Naquele tempo não haviam escolas mistas. Tive a sorte de ter durante os quatro anos uma única professora. Paciente, bondosa e com um sentido pedagógico exemplar.

    O ponteiro servia para apontar o que escrevia no quadro e não para bater com ele na cabeça das alunas ( como contavam outras miúdas da mesma escola e tinham outras professoras), se havia palmatória, jazia esquecida numa gaveta, pois nunca a vi usá-la.
    A essa senhora devo o meu amor pelos livros e pela leitura.
    Como vê Luís, há excepções!
    Mesmo no tempo de Salazar havia pessoas humanas e bondosas. Eu tive a sorte de ter cruzado com uma na fase mais importante da minha vida: A aprendizagem das primeiras letras...Nessa altura estava longe de saber quem raio eram os 'Pink Floyd'...ouvia era a Amália Rodrigues cantar o fado na 'telefonia'!!

    Um abraço!

    PS- A fotografia está um 'must'!! :)

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de dizer que apanhei um estalo quando andava na terceira classe! Mas a culpa foi minha. Mereci! Não obedeci à ordem de manter silêncio e pus-me a cochichar com a minha colega de carteira.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, Janita, eu também fui um felizardo.

      Falei do que se passava logo ali ao lado.

      Eliminar