sábado, outubro 18, 2014

Manoel de Oliveira: Sem Prazo de Validade


Manoel de Oliveira é um privilegiado, pois, com 105 anos de idade continua a fazer o que mais gosta, filmar.

Numa foi um realizador popular. "Aniki Bobó", a sua primeira longa metragem é a única fita que tem um conteúdo popular, até por retratar a infância na Ribeira. O mais curioso é o facto de não ter sido muito bem aceite no seu ano de estreia, 1942, sendo mesmo um fracasso comercial, contribuindo para o seu afastamento da sétima arte durante catorze anos...

Embora tenha voltado a filmar nos anos cinquenta e sessenta no século passado, só depois da Revolução de Abril é que apostou a sério no cinema, tendo realizado em quarenta anos mais de trinta filmes (o seu último filme, "Os Velhos do Restelo", foi realizado este ano).

Claro que este número só foi possível pelo peso da sua idade e por ser muito respeitado na Europa. Manoel de Oliveira passou a ser uma "instituição", garantindo apoios de várias entidades oficiais (que provavelmente estavam longe de pensar que Oliveira ainda estaria a filmar com a bonita idade de 105 anos...).

Destes mais de trinta filmes assisti a pelo menos uma dúzia, ficando desiludido, pelo menos em metade das fitas. Embora reconheça talento ao realizador, que consegue criar momentos de grande beleza poética nas salas de cinema, acho que o ritmo que imprime nos seus filmes é demasiado lento e teatral.

Ainda hoje, quando falo de Manoel de Oliveira, há alguém próximo que recorda a roda da carruagem, filmada de uma forma quase interminável, no "Dia do Desespero".

E também compreendo outros realizadores portugueses, que têm mil e uma dificuldades para conseguir apoios para os seus filmes, que não acham muita piada que baste ao "Mestre" dizer que quer realizar mais uma obra, para o dinheiro aparecer...

4 comentários:

  1. É uma vergonha, mas o único filme que vi do Manuel de Oliveira, foi há muitos anos . "Aniki Bóbó"
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do Vele Abraão...
    Abraço, Luís.

    ResponderEliminar