quinta-feira, outubro 30, 2014

O Cinema Português no Feminino


Embora o Cinema seja do género masculino, a sua beleza é quase sempre feminina.

Mas os filmes não vivem apenas de beleza, também precisam de talento. E sobre isso que vou escrever hoje, sobre as mulheres portuguesas que tiveram um papel importante na Sétima Arte.

A nossa primeira grande actriz foi Beatriz Costa, que "se sentia como peixe na água" nas comédias portuguesas dos anos trinta e quarenta (Milú também foi muito popular, mas não atingiu o mesmo nível).

Nos anos cinquenta e sessenta, houve uma quebra significativa no produção cinéfila, mas mesmo assim apareceram várias actrizes que marcariam uma época, especialmente nos palcos do teatro. Referimo-nos a Laura Alves, Eunice Munõz, Cármen Dolores e Isabel de Castro (que fez vários filmes de sucesso em Espanha...).

Nos final dos anos sessenta, princípios dos anos setenta, continuaram a surgir várias jovens com talento. Curiosamente duas delas ainda continuam a manter uma ligação forte ao cinema português, Laura Soveral e Isabel Ruth, graças à sua qualidade artística.

Nos anos oitenta e noventa houve uma lufada de ar com a descoberta das irmãs, Maria e Inês de Medeiros, Alexandra Lencastre, Rita Blanco, Ana Padrão... e um pouco mais tarde, Beatriz Batarda e Soraia Chaves.

No campo da realização é que tudo se torna mais escasso, Teresa Villaverde e Margarida Gil são a excepção que confirma o vazio feminino. Claro que não é um fenómeno nacional, é mundial. 

Mas se me pedissem para destacar alguém do nosso "império feminino", teria de me inclinar para a Maria de Medeiros, que tem feito quase toda a a carreira de sucesso fora de portas, inclusive em Hollywood.

Sem comentários:

Enviar um comentário