quarta-feira, outubro 15, 2014

Os Actores Preferidos de Alguns Realizadores


Embora não tenha feito uma pesquisa exaustiva, sei que  há vários realizadores que gostam de trabalhar quase sempre com os mesmos actores. Isso acontece por razões ligadas ao talento, mas também por amizade e até  laços familiares.

Recuando no tempo, é mais que evidente a escolha de John Wayne por John Ford, numa boa parte das suas fitas, especialmente os westerns. Micahel Curtiz também realizou uma série de filmes de aventuras com o par Errol Flynn e Olivia de Havilland. John Huston também gostava de filmar o seu grande amigo de farras, Humprey Bogard. Billy Wylder também teve uma relação especial com Jack Lemmon, escolha certa para as suas comédias.

Na Europa, Ingmar Bergman também teve  uma relação mais que especial com Liv Ullmann (42 anos...).

Mais próximo de nós, há o caso de Martin Scorsece (na imagem com De Niro, no filme "Touro Enraivecido"), que fez grandes filmes com Robert De Niro, tendo-o substituído nos últimos tempos por Leonardo DiCaprio. Woody Allen fez filmes (e peças de teatro), com papeis destinados às suas companheiras de então (Diane Keaton e Mia Farrow).

Entre nós, Manoel de Oliveira não gosta muito de mudar de actores. É por que pelo menos um quarteto entra em quase todos os seus filmes: Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Leonor Silveira e Ricardo Trêpa (neto). Fernando Lopes também gostava muito de Rógerio Samora.

De certeza que há mais casos, estes foram os mais evidentes. Com uma pesquisa mais elaborada, de certeza que encontraria mais preferência bem sucedidas (lembrei-me agora do cinema italiano, onde também há boas histórias sobre "casamentos" entre realizadores e actores...).

Sem comentários:

Enviar um comentário