quinta-feira, outubro 02, 2014

As Aventuras do Oeste


Embora tenha visto os grandes filmes do Oeste na televisão, e não no cinema, eles foram essenciais para a minha paixão pela Sétima Arte.

John Wayne era quase sempre o herói solitário de uma boa parte das "coboiadas", pelo menos as com maior qualidade, realizadas pelo John Ford (sem ser exaustivo, é impossível não falar de, "Forte Apache", "Rio Grande" ou a "Desaparecida", que voltou à ribalta por ter voltado a ser exibida na reabertura do "Cinema Ideal", na rua do Loreto).

Pensava que muitos destes filmes perdiam a graça quando crescesse, até porque a sua qualidade era um pouco duvidosa. Não fazia ideia que alguns deles se tornariam obras inesquecíveis na história do cinema e que continuava a ser um prazer assistir à sua exibição pela vida fora.

Há ainda outros bons exemplos como o "Rio Bravo", de Howard Hawks, "Shane", de George Stevens, "Jonhy Guitar", de Nicolas Ray, "Vera Cruz", de Robert Aldrich ou "Dodge City", de Michael Curtiz, entre tantos outros.

Alguns anos depois (anos 1960 e 1970), surgiu ainda uma outra visão do Oeste, o chamado "spaghetti western", popularizado por Sergio Leone, um grande realizador, que nos ofereceu obras como, "Por um Punhado de Dólares", "O Bom, o Mau e o Vilão" ou "Aconteceu no Oeste" (também teve "actores fetiche" como Clint Eastwood, Leel Van Cleef ou Eli Wallace). Outro atractivo destas fitas era a música singular de Ennio Morricone.

Quando penso na qualidade do cinema da primeira metade do século vinte, não sei porque razão ainda ninguém se lembrou de abrir um canal de cinema, só de clássicos (filmes dos anos trinta aos sessenta), na televisão por cabo. Não tenho dúvidas que seria um sucesso.

4 comentários:

  1. Também o meu percurso.

    Difícil de dizer qual dos filmes mencionados gosto mais. Mas talvez o "Shane" por causa da relação do herói com o miúdo e com um final inesquecível.
    Descobri mais tarde que, nos westerns estão os valores que são aceites como fundamentais: coragem, heroísmo, justiça, ética, solidariedade.
    Nos western-spaghetti que não é um género menor, destaco o "Aconteceu no Oeste", uma história muito bem contada e com um início fabuloso.

    ResponderEliminar
  2. Também penso que seria um sucesso - eu ia querer ver todos os filmes!

    ResponderEliminar
  3. também gosto de todos, Carlos.

    até por serem diferentes.

    acho que sim, estes filmes não se baseavam apenas na vitória dos bons, de certa maneira "desmontavam" as pessoas, no bom sentido.

    eu também gosto muito do "western spaghetti", pela forma de filmar (sempre com suspense...) e da importância dada à música, parece que as cenas são guiadas pelo som.

    ResponderEliminar
  4. também acho que sim, Gábi.

    há filmes dos anos quarenta e cinquenta, fabulosos, de todos os géneros.

    talvez fossem mesmo os anos de ouro de Hollywood, com grandes actores e grandes realizadores.

    ResponderEliminar