quinta-feira, outubro 16, 2014

Diferenças & Teimosias


Não lhe devia chamar teimosia, mas é...

É a única explicação para continuar determinado a levar até ao dia 31 esta "obsessão" pelo cinema. E embora não tenha muitos comentadores, tenho mais leitores (muitos devem vir ao engano, graças ao "google" porque eu não sou muito mau a fazer títulos...).

O mais curioso é não ter falta de assunto (embora às vezes as ideias me pareçam um bocado banais).

Estava de volta do romance que continuo a escrever (que bom a vontade ter ficado comigo, embora fique com a sensação de tenho ali uma "meia dúzia de romances" e umas cinquenta personagens) e lembrei-me que as frases e as ideias feitas são uma coisa quase parva.

À medida que vou "crescendo", descubro que cada vez concordo menos com a ideia de que  escrevemos sempre o mesmo livro, realizamos o mesmo filme ou interpretamos o mesmo papel.

Pode existir gente que se deixa prender e não sai do mesmo registo (Lobo Antunes é um bom exemplo, daí que até perceba que ele continue a escrever o mesmo livro, até por insistir em narrar obras sem uma história e sem principio, meio e fim).

Penso que nos filmes as coisas ainda são mais diferentes. Se eliminarmos as sagas com números, que tem objectivos meramente comerciais, cada filme é um caso. Claro que admito que existam alguns "Lobos Antunes". O próprio Manoel de Oliveira, tem dificuldade de sair do seu registo pessoal, mas isso de certeza que se deve à sua idade avançada. E em relação aos actores, é que é tudo diferente. A maior parte deles têm vocação para camaleões, adoram vestir a pele de personagens diferentes, viverem outras vidas, aparentemente mais interessantes que as suas...

É verdade, além de passearem aqui pelo "Largo", sejam bem educados e digam olá ou bom dia.

8 comentários:

  1. No caso da Ana Teresa Pereira, ela conta sempre tão bem a mesma história!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Gosto muito de te ler e não é de agora, já faz uns 3 anos que acompanho seu blog...:)

    ResponderEliminar
  3. sim, há escritores que saem da mesma história, porque sim, Olinda. :)

    ResponderEliminar
  4. olá S.

    grato pelas tuas palavras.

    ResponderEliminar
  5. Recebi o recado, pois as últimas duas vezes que estive aqui não deixei comentário, mas em relação a mim eu não venho ao engano. Venho porque gosto mesmo. Mas às vezes não sei comentar o tema. Custa-me deixar comentários de "gostei muito" e abalar.
    Recomecei as aulas na UTIB. Mas ainda não foi este ano que tive vaga em pintura. Mas este ano consegui entrar em Cultura Portuguesa e estou a adorar.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Boa noite.

    Não sou visita habitual, muito embora conheça este blogue há anos. De vez em quando venho cá, calha assim, sei lá. E era isto.

    ResponderEliminar
  7. a "boca" nunca seria para a Elvira, uma das comentadoras mais fieis deste "Largo".

    estava a pensar em que passa e nunca comenta (tenho tido entre 150 e 200 visualizações diárias..., e nem falo das visitas).

    ResponderEliminar
  8. Olá Gina.

    eu compreendo muito bem, não conseguimos chegar a todo o lado...

    ResponderEliminar