quarta-feira, outubro 20, 2010

O Pudor e as Lendas

O pudor não é apenas um palavrão esquisito, é muito mais que isso.

Tanto pode lutar contra nós, para que tenhamos o comportamento de "meninos do coro", como ainda é capaz de nos "castrar", de nos fazer apagar estórias que queriam ser muito mais que ficções.

Algumas vezes dou por mim a pensar, como seria eu se não tivesse sido educado segundo a "moral católica" e não chego a conclusão nenhuma.

Nem sequer sei se seria mais livre. Talvez fosse mais vazio. Ou talvez não, talvez partisse em busca do sentido das coisas, com mais cepticismo. Digo isto porque a ideia de Deus acaba sempre por explicar o que não tem explicação nenhuma, mesmo que seja pouco credível.

Por outro lado há quem não tenha qualquer religião e cultive o pudor.

Acho que fazemos muita confusão entre os valores éticos e os valores da "fé". Esquecemos-nos que a ideia do bem e do mal não é um exclusivo das religiões. Provavelmente a filosofia fez mais por ela que todos os "credos" que nos condicionam, directa e indirectamente.


O mais curioso neste texto, é que não era para escrever sobre o Pudor, mas sim sobre as Lendas que nos "vendem" aqui e ali. Sobre os "milagres" que resistem e que se agarram à história dos lugares, de uma forma incrível.
Sim, porque foi impossível "vender" ao meu filho de doze anos a estória da existência da marca da pata do cavalo de D. Fuas Roupinho, no Sitio da Nazaré...

8 comentários:

  1. fiz do meu pouco tempo ,tempo ,para debruçar.me sobre as tuas palavras ... e não imaginas como te compreendo ,Luís .o imaginário de uma criança de 12 anos é tão diferente......




    .
    um beijo
    ( já com saudade de reler.te = pôr a leitura em dia )

    ResponderEliminar
  2. Também eu já me interroguei muitas vezes sobre o mesmo assunto e não cheguei a resultados concludentes.

    ResponderEliminar
  3. Os valores éticos não pertencem a qualquer religião. Também concordo.
    E entendo que o teu filho ache esquisita essa estória do D. Fuas Roupinho... Até eu acho...
    Um beijo, Luís.

    ResponderEliminar
  4. pois não, Graça, são de toda a gente.

    ResponderEliminar