sexta-feira, outubro 08, 2010

Mário Vargas Llosa, Nobel da Literatura

Sei que escrever hoje sobre o Prémio Nobel da Literatura soa quase a lugar comum. Mesmo assim acho que devo dizer algo sobre Mário Vargas Llosa e sobre a magia da literatura da "latina-america".

As minhas leituras de autores da América do Sul começaram com Gabriel Garcia Marquez e os seus "Cem Anos de Solidão" (passando ao lado de Jorge Amado, claro, que é quase português e de quem li ainda na adolescência coisas tão deliciosas e marcantes como os "Capitães da Areia", "Mar Morto", "Navegação de Cabotagem" ou "Capitão de longo Curso").

Depois fui lendo Pablo Neruda, Mário Vargas Llosa, Luís Sepúlveda, Juan Rulfo, entre outros, cuja magia das palavras, conseguia tornar a vida dorida e difícil dos povos deste continente, ainda mais inquietante.

Sei que as ditaduras e os ditadores não fazem bem a ninguém, mas penso que sem a sua existência, a literatura latino-americana, não seria tão rica.

Há ainda outra coisa que quero referir, sabe-me sempre melhor que o Prémio Nobel, seja ganho por alguém que eu conheça, de quem já tenha lido livros, que de um autor, do qual nunca tenha ouvido falar (e isso tem acontecido vezes demais nos últimos anos, para um prémio tão importante como este).

Parabéns Mário!


A fotografia que publico é da autoria da sua filha, Morgana Vargas Llosa.

6 comentários:

  1. Também gosto dos autores latinos, Luís. Talvez escrevam coisas que se identificam mais connosco que os ingleses ou franceses...

    Grande escolha a foto.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de quando são autores que conheço, como este ano, mas também gosto da oportunidade de ficar a conhecer autores que não conhecia, como aconteceu no ano passado.

    ResponderEliminar
  3. assino !;)

    partilho por inteiro este sentimento ...

    e AMO Jorge Luís Borges


    beijo, L.Éme

    ResponderEliminar
  4. não sei se é por isso, Alice.

    há bons escritores em todos os continentes, mas que há algo de mágico nas suas palavras, há... talvez para eles a literatura seja isso, magia...

    ResponderEliminar
  5. tenho um livro para ler da laureada do ano passado, Redonda.

    mas acho que se navega muito pelo "desconhecido", pelo menos na literatura...

    ResponderEliminar
  6. sim, há algo de especial, na "latina-américa" literária, Isabel...

    ResponderEliminar