domingo, novembro 12, 2023

Somos sobretudo os "nomes próprios"...


Sempre gostei de tratar os meus amigos pelos nomes próprios, independentemente das suas idades. Embora o faça normalmente com quase toda a gente que conheço, mesmo quase só de vista.

Há por vezes quem ache que eu abuse da "familiaridade". Nada que me incomode, porque sinto que o tratamento por nome próprio cria logo mais aproximação, quebra uma ou outra barreira que possam existir no relacionamento.

Nunca gostei que me chamassem "senhor", menos ainda "doutor" (os doutores Relvas e Sócrates simplificaram as coisas a este nível e ainda bem...). Até porque ninguém é registado desta forma. Este tratamento cria a distância que alguns tanto desejam e que os faz sentir, por breves (ou longos) momentos, alguém importante. 

Exactamente o que não quero, nem nunca quis... Quando quero distância de alguém, sou parco em palavras ou tento mudar de esquina.

Cada vez estou mais convencido que somos, sobretudo, os "nomes próprios"...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


6 comentários:

  1. Concordo, propriamente com tudo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem gosta das coisas simples, é assim, Rosa. :)

      Eliminar
  2. Gostei das fotos e, mais ainda , do texto.

    Também gosto de tratar as pessoas pelos nomes e não por títulos .

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Nesta santa terra impera a simplicidade de tratamento. Nada de títulos académicos, excetuando os doutores de medicina e os que têm outro tipo de doutorado.
    Nem os advogados sāo tratados como dr.
    Numa qualquer instituiçāo usamos os nomes próprios, quer seja o contínuo ou o diretor. Os filhos das minhas amigas usam o meu nome próprio.
    Quanto ao Exma. Senhora, que ainda se usa em Portugal, é ridículo. Há dois ou três anos tive que tratar de uns assuntos através de uma advogada, com a qual tenho um grau de parentesco. Quando era necessário enviar emails "oficiais " , eu era a Exma. Sra. D. ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As coisas mudaram um pouco, Catarina, especialmente depois do Relvas e do Sócrates quase quererem "comprar" os seus títulos académicos, com exames ao domingo e tudo...

      Muitos portugueses perceberam que ser "doutor" podia ser, sobretudo, uma boa fantochada...

      Eliminar