quinta-feira, janeiro 13, 2022

Egoísmo e Individualismo não São Sinónimos


Hoje esteve na mesa uma daquelas discussões que, parecem simples, mas que "conversadas", gerem sempre alguma controvérsia.

Éramos três à mesa e eu acabei por ser "derrotado" por 2-1, por achar que o egoísmo não é sinónimo de individualismo.

Argumentei que uma pessoa pode ser solitária e individualista, mas ter gestos solidários para com a sociedade. Ou seja, não vê apenas o seu umbigo à sua frente.

Os meus dois amigos não ficaram nada convencidos, mas também não tentaram que eu mudasse de ideias. 

Para eles era muito difícil esperarem um gesto solidário, de alguém que não morre de amor pelo "colectivismo"...

(Fotografia de Luís Eme - Niza)


8 comentários:

  1. Bom dia
    Eu penso que para ser solidário para com a sociedade, não é preciso fazer publicidade com o coletivismo pois o que se dá com a esquerda, a direita não precisa de saber.
    Digo eu !

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, Joaquim.

      Humanismo está acima de esquerdas e direitas.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Ainda bem, Rosa, se estivesses na mesa, "empatávamos". :)

      Eliminar
  3. Essa foi uma das constatações que adquirimos ao longo destes anos de democracia.

    ResponderEliminar
  4. Se eu estivesse sentada na vossa mesa teria concordado consigo. São conceitos distintos, se calhar a questão é que uma pessoa com personalidade individualista se calhar tem mais probabilidade de ser egoísta também. Mas uma pessoa individualista pode não ser egoísta, por outro lado uma pessoa não individualista, muito sociável pode perfeitamente ser egoísta.
    Não são sinônimos, mas por curiosidade vou consultar o dicionário para ver o que diz sobre cada conceito.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Micaela.

      E até pode não ser egoísta, mas passa por isso...

      Eliminar