quarta-feira, janeiro 19, 2022

«Vou chamar a polícia e tu vais preso» (há brincadeiras e brincadeiras...)


Um pequenote, de cinco, seis anos, estava entretido a brincar no parque infantil próximo da minha casa, correndo de estação para estação, ora escorregava ora andava nos cavalos de molas, enquanto a mãe conversava com uma mulher mais velha, que estava à janela do primeiro andar.

Embora a criança não estivesse a fazer nada de mal (os parques já não têm fitas a proibir a sua utilização...), a companheira de conversa da mãe - com idade para ser sua avó -, talvez cansada, só de ver toda aquela energia infantil, saiu-se com uma frase que eu pensava que já não se usava nestes tempos: «Vou chamar a polícia e tu vais preso.»

Felizmente o pequeno continuou a brincar, sem medo de qualquer polícia, fingindo não ouvir a senhora do primeiro andar. Até por ter o parque infantil só para ele.

E eu continuei a marcha até a casa, a pensar nos "papões" que existiam quando eu tinha a idade daquela criança, que estava demasiado entretida a brincar, para se assustar com "polícias" ou com os tais "papões" do meu tempo de menino...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Boa tarde
    Infelizmente aqui na zona usava se muito a expressão " vou te levar aos ciganos ".

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Joaquim.

      As coisas que diziam para nos assustar...

      Eliminar
  2. É evidente que a senhora mais velha está desatualizada. :)
    Não foi há muito tempo que uma senhora portuguesa, cujo filho andava na altura no terceiro ou quarto ano, lhe disse, na minha frente, que se ele não se comportasse bem chamaria a polícia. Fiquei na dúvida se deveria ou não dizer alguma coisa... acabei por não dizer nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me pareceu, Catarina.

      O que achei piada foi ao garoto não ligar nenhuma à mulher que falava com a mãe. Talvez já estivesse habituado...

      Eliminar
  3. Essa do polícia era do meu tempo. E eu tinha muito medo. Mas estamos a falar do tempo do fascismo. E, nessa altura, era natural que a palavra " polícia " metesse medo.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que o miúdo não demonstrou ter medo, Maria.

      Eliminar