sábado, janeiro 22, 2022

Justiça sem Segredos para o Correio da Manhã


Eu sei que as violações ao segredo de justiça e a troca de informações privilegiadas, não começaram com a detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates - transmitida em directo na  CMTV -, nem com a transformação de processos como a "Operação Marquês", numa "mina de ouro", para os donos da televisão e do jornal.

As "condenações públicas" através da comunicação social começaram alguns anos antes, com o nosso primeiro grande caso mediático: a investigação sobre pedofilia na Casa Pia. Nessa altura o CM ainda não tinha o seu canal de televisão, mas a prisão de um deputado socialista na Assembleia da República, não deixou de ser transmitida em directo no nosso país...

Era o começo da era dos "juízes-justiceiros", que teria alguns anos depois em Carlos Alexandre o seu expoente máximo. 

A partir daí passou a ser normal a divulgação de documentos em segredo de justiça, por parte do CM (quase em exclusividade vá-se lá saber porquê...). Graças a este "jornalismo justiceiro", vários arguidos foram "condenados" pela opinião pública antes dos seus casos transitarem em julgado e de serem absolvidos... 

Mas nunca tinha acontecido uma coisa como a que está a acontecer através da operação "cartão vermelho", com a divulgação diária de conversas privadas (quase sempre sem qualquer relevância criminal) entre pessoas ligadas ao futebol e ao Benfica, com a respectiva chamada de primeira página do CM (e anúncio dado nos programas desportivos da CMTV).

O mais estranho disto tudo, é a aparente "normalidade" de toda a situação, com nenhuma tomada de posição, de quem de direito. 

No mundo do futebol, o normal é assobiar para o ar, mas para bem da justiça portuguesa, era importante que alguém se manifestasse e tomasse uma posição firme, sobre mais esta violação diária, da vida privada de dezenas de pessoas.

A não ser que já tenhamos chegado a um ponto, em que "vale tudo, mesmo tudo, para vender jornais e ter audiências televisivas".

 (Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


10 comentários:

  1. Não sei se será muito de admirar, numa terra cujo segundo mais algo magistrado da nação em alguma altura da sua vida disse "Estou-me cag..do para o segredo de justiça" (https://www.youtube.com/watch?v=y9yIDxJ2fE4).
    A sistemática violaçao do segredo de justiça é, evidentemente, inaceitável. Mas não me parece que seja o único e está, em qualquer caso, longe de ser o maior mal de que a justiça portuguesa padece.
    A propósito do processo Rendeiro e das respetivas peripécias, refleti extensamente sobre este tema em https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/11/rendeiro-no-rescaldo-de-uma-fuga.html, que convido a visitar e a comentar.
    Votos de um bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será o maior, mas talvez seja o mais visível, António, ainda para mais quando é só um órgão da comunicação social que é "comtemplado" com as "fugas de informação"...

      Eliminar
  2. A Justiça(?) em Portugal anda pelas ruas da amargura.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    É caso para dizer:
    Onde está a justiça para quem faz "justiça" publicitaria ?

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Joaquim.

      Mas a indiferença perante o problema é demasiado grave.

      Eliminar
  4. E a Justiça mal aparece na campanha!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm medo de falar de coisas fracturantes, Rosa.

      Preferem falar de gatos...

      Eliminar
  5. É uma vergonha o que se passa com a divulgação de conversas entre pessoas, tantas vezes ou quase sempre sem qualquer significado. E o jornal, faça o que faça, fica sempre impune?
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal do país que tem cada vez mais uma justiça e um jornalismo sensacionalista, Graça.

      Eliminar