sexta-feira, janeiro 25, 2019

Um Escritor Único...


Acabei de ler o romance, "Andam Faunos pelos Bosques", do grande Aquilino Ribeiro, requisitado na Biblioteca da Incrível Almadense.

Foi uma sugestão de um amigo, durante uma conversa, em que por qualquer motivo, falámos da influência da religião católica junto das comunidades, especialmente no Interior Norte, durante a ditadura e o PREC. A meio da conversa perguntou-me se já tinha lido o livro. Como disse que não aconselhou-me a sua leitura, sem se esquecer de referir a riqueza vocabular única.

E sim, mais importante que a história do livro (o aproveitamento da mitologia por parte das jovens, bonitas e casadoiras, que "inventaram" um demónio que as atacava e violava, metade bicho, metade homem, conseguindo dar vida aos "faunos", para justificar os seus devaneios... que também é um bom retrato de época, especialmente da vida dos padres, ao ponto de percebermos que a maioria achava estranho que um deles, o padre Dâmaso, não tivesse mulher, não fumasse nem bebesse...), é a utilização primorosa da linguagem regional (ou popular).

Percebi também que Ricardo Araújo Pereira, foi buscar algumas palavras ao Aquilino, misturando-as nas frases de humor inteligente, que é uma das suas imagens de marca  (já o ouvi mais que uma vez a falar de "éguas rabonas" ou de "fúfias de cócoras" ou ainda de "marmanjos amolecidos"... ou referir-se a "safardanas", coisa que nunca faltou por aqui).

Foi bom voltar a ler Aquilino (talvez não o lesse há mais de vinte anos...).

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)

2 comentários:

  1. Já fui procurá-lo para o ler. Acredita que tenho uma coleção de 17 livros do Aquilino Ribeiro e ainda só li 4 ou 5? Li, "Maria Benigna", "A casa grande de Romarigães", "Quando os lobos uivam" e "Terras do Demo". Este último deixou-me cansada e deixei os restantes para ler mais tarde, mas depois vou sempre querendo ler outros escritores e foram ficando na prateleira. Agora fui ver se "Andam Faunos pelos Bosques" fazia parte da coleção. E faz. É o volume III edição Circulo de Leitores.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. São livros que exigem atenção e até um dicionário, tantos são os termos usados em desuso, Elvira. :)

    ResponderEliminar