segunda-feira, janeiro 28, 2019

O Tempo dos Livros e dos Escritores...


Já percebi, mais que uma vez, que todos os livros têm um "tempo" para serem lidos. Claro que esta é uma daquelas coisas que nem sempre dominamos, porque os livros aparecem-nos nas mãos, por variadíssimos motivos, que não têm necessariamente que corresponder ao "tempo certo".

Pensei em escrever isto, porque estou a acabar de ler "Sunset Park" de Paul Auster (um bom livro, que aborda os desencontros familiares deste nosso tempo, de tantas crises, assim como as dificuldades que temos em nos relacionarmos, e de nos compreendermos uns aos outros, entre outras coisas...).

Paul Auster é um grande escritor. Mas a minha primeira experiência com um dos seus livros, não correu muito bem. Neste caso particular não diria que foi feita antes de tempo, foi sim, feita com a obra errada (sim, acontece muitas vezes lermos um dos livros mais fracos de um autor e ficarmos com uma impressão errada, ao ponto de não voltarmos a ele... foi o que me aconteceu, ainda no século passado, com Paul Auster). 

Felizmente em 2016 uma Amiga, leitora fiel deste blogue, ofereceu-me "O Livro das Ilusões", que gostei muito de ler (e que recomendo, claro...). 

Foi o "O Livro das Ilusões" que fez com que sentisse o "Sunset Park" a "piscar-me o olho", numa das bancas desarrumadas com promoções da FNAC. E foi o "Sunset Park" que me levou a escrever sobre o "tempo dos livros e dos escritores" (isto está mesmo tudo ligado)...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)

4 comentários:

  1. Também gosto dos livros de Paul Auster. Às vezes acontece pegarmos em livros que já tínhamos lido e ficamos espantados com a forma como nos tocam… Claro que há livros que são eternos e nunca nos cansamos de os ler…
    Uma boa semana, Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu noto no Paul Auster, é ele ser muito do nosso tempo, Graça.

      E é um "realista" soberbo.

      Eliminar
  2. Comigo já aconteceu mais do que uma vez, ler um livro de um autor, não gostar, e não ler mais nenhum. Ou gostar muito e ler quase toda a obra do mesmo autor. Nunca li Paul Auster apesar de já ter comprado alguns livros dele, para oferecer à minha sobrinha, pois é um dos seus escritores preferidos.
    Abraço
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os leitores de uma forma geral pensam assim, Elvira.:)

      A Elvira ia gostar de ler "O Livro das Ilusões".

      Eliminar