quarta-feira, janeiro 23, 2019

O Perigo da Nossa Passividade...


Já escrevi por aqui várias vezes sobre o "populismo" (utilizando outros nomes...), que é mesmo um dos maiores problemas do nosso tempo, e que não se resume à política e à ideologia, está a entranhar-se por todos os sectores da sociedade.

Quase todos os seus adeptos e defensores dão nas vistas por duas razões, uma mais visível (o discurso fácil e a falta de pudor - misturam mentiras com verdades, com a maior das facilidades, seguindo os exemplos que todos conhecemos, com realce para as duas "américas"...), a outra, mais escondida, pois só se descobre, quando  contactamos de uma forma mais directa com essas pessoas (o vazio de ideias, de conhecimento, e até de inteligência. Valem-se quase sempre da esperteza, que há muito tempo deixou de ser "saloia" e abrem caminhos para a mediocridade e para o "vale tudo").

Quase todos os dias tenho conhecimento de casos, em que um ou outro defensor desta forma de estar, ocupa um cargo importante numa instituição, perante a passividade dos seus companheiros e associados (quando se trata de associações...).

A grande questão, é como iremos conseguir travar estes "avanços", quase sempre dissimulados...

(Fotografia de Luís Eme  - Lisboa)

1 comentário:

  1. Luís, no mundinho, nas relações de proximidade (trabalho, actividades de lazer, vizinhança, etc.), a indiferença descarada faz uma boa diferença no sentido de travar essas atitudes. É que elas só subsistem porque há gente que as sustenta, porque existe plateia para um palco. À medida que a plateia escasseia ou desaparece, o palco deixa de fazer sentido.
    Como tudo, há um preço a pagar: a indiferença descarada implica questionar os grupos e até ficar isolado, e para isso é preciso ter "nervo".

    ResponderEliminar