segunda-feira, novembro 05, 2018

Ter e Não ter Dinheiro...


Ontem tive uma conversa pouco vulgar, por uma razão simples: o dinheiro normalmente está distante das minhas conversas com gente amiga (bastam as que somos obrigados a ter por causa do "orçamento familiar"...).

Falei com alguém que costuma misturar os sonhos com o dinheiro, coisas que nem sempre casam muito bem... porque a vida está longe de ser uma coisa linear.

Tudo o que ela sonhava e queria fazer, só era possível com uma quantidade quase grande de dinheiro, algo que só estava ao alcance de uma pequena minoria da nossa sociedade.

Foi buscar o filme da sua vida e depois andou  com ele para a frente e para trás, ao mesmo tempo que fazia comentários, quase sempre pouco felizes. 

No final o que sobrou foi uma enorme frustração, por não ter conseguido chegar a quase nenhum dos seus sonhos (gigantes)...

Quando nos despedimos fiquei a pensar na conversa e percebi que o dinheiro nunca esteve directamente ligado à maior parte dos meus sonhos, talvez por não sonhar demasiado alto... 

Mas claro que é melhor ter dinheiro, que não ter. 

É bom viver sem se ter a carteira vazia. É importante ter dinheiro para fazer coisas tão simples como comprar o livro que nos apetece, poder jantar num lugar agradável, ou, oferecer um presente a alguém de quem gostamos...

(Fotografia de Luís Eme)

10 comentários:

  1. Ando na mesma onda desde sempre, talvez por não ser ambiciosa!
    Também aprendi em pequena que "Gente fina não fala de dinheiro"...fina no sentido de educada (andei num colégio de freiras)! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tem muito que ver com a ambição, Rosa. E quando se sonha demasiado alto é um problema...

      Eliminar
  2. E não há dúvida de que poder fazer essas pequenas coisas quando elas apetecem, é muito bom e quem dera a muita gente poder fazê-lo
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Elvira, a vida é sempre mais complicada do que parece...

      Eliminar

  3. Luís, já se sabe que é bom ter dinheiro e devia saber-se mais que não devemos falar (muito) do nosso dinheiro com (quase) ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois devia, Isabel.

      Mas ainda há quem goste de falar e até de acenar. :)

      Eliminar
  4. O dinheiro é um dos males do mundo!

    O dinheiro cega muitíssima gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois cega, Severino.

      É o dinheiro e o poder...

      Eliminar