domingo, novembro 18, 2018

Almada, Lisboa, Saramago e Ricardo Reis...


A chuva não foi a melhor amiga do "3º. Encontro Ibérico de Leitores de Saramago", que decorreu de sexta a domingo, em Almada (e Lisboa, claro...).

Houve algumas coisas no sábado que eu queria escutar na Biblioteca José Saramago, no Feijó, mas que acabaram por não serem possíveis, por compromissos familiares.

Mas hoje não me assustei com a chuva matinal e fui mesmo até Lisboa, fazer uma "Viagem com Saramago", que se iniciava na sua Casa e se prolongava pelas ruas da Capital, num percurso a partir de "O Ano da Morte de Ricardo Reis".


Apesar da espera quase grande à porta (pelo menos para um dia de chuva...), valeu a pena aparecer, pela simpática e alegre recepção de Pilar - muito mais simpática e agradável ao vivo que na televisão - e dos funcionários da Fundação.


E quando voltámos à rua, a chuva (embora suave...), também quis fazer o percurso connosco. Um percurso agradável, diga-se de passagem, guiado pela Idália, que muito nos contou sobre o Ricardo Reis de José Saramago.

(Fotografias de Luís Eme)

6 comentários:

  1. Deve ter sido um percurso muito interessante.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para quem gosta de saber coisas noivas, Elvira. :)

      Eliminar
  2. Ora bem, com tantos maldizentes de Saramago, é bom saber disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dizer mal também valoriza a obra e o autor, Maria.:)

      Mas é o nosso único Nobel da Literatura, por muitas cócegas que possa fazer a alguma gente. E sabemos que isso não aconteceu por acaso.

      Eliminar
  3. "O ano da morte de Ricardo Reis", é dos livros que mais gosto. Imagino como deve ter sido interessante passar nos locais que o autor descreve no livro.
    Uma boa semana, Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão agradável ligar palavras a lugares, Graça. E se estiverem ligadas a dois grandes escritores, melhor ainda. :)

      Eliminar