sexta-feira, outubro 20, 2017

O Poder pelo Poder (apenas isso)...


Hoje percebi - mais uma vez -, ainda que num universo menor, o que o poder faz às pessoas. A forma como as pessoas se agarram a qualquer pedacinho de notoriedade, mesmo que seja a presidir o clube da rua, é uma coisa quase surrealista.

Não vi nenhum interesse em querer melhorar, ou mudar as coisas, vi sim uma vontade férrea em continuar, até à "derrota final"...

Infelizmente os pequenos exemplos podem facilmente serem transpostos para as governações mais importantes, seja no governo central, local, ou até na própria junta... cuja governação é mais complexa do que o que parece, especialmente para quem não percebe a importância da proximidade para as gentes.

Claro que a culpa é de todos nós, que aceitamos que quem tem mais lata e lábia, "trepe muros e paredes", a seu belo prazer, para chegar ao lugar ambicionado. Mas apenas por isso, pelo cargo e pelas possíveis benesses, nunca para servir os outros, ou fazer algo que contribua para a melhoria da sua qualidade de vida...

(Fotografia de Luís Eme)

2 comentários:

  1. Luís, quando quiseram que aceitasse determinado lugar de maior exposição tendo como contrapartida unicamente o prestígio, conforme palavras usadas, houve admiração e indignação por eu ripostar que isso não dá de comer a ninguém e à partida não contribui para o bem de nada.
    O poder ainda é muito visto naquela óptica de se ter ascendente sobre outrem. Continua a ser necessário reformular o conceito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... mas alimenta-se muito essa coisa, Isabel. :)

      Tanto medíocre que sonha um dia mandar em qualquer coisa... E chegam lá.

      Eliminar