domingo, agosto 06, 2017

É Bom para o Negócio, Mas...

Foi uma manhã de domingo de Agosto que se disfarçou de segunda-feira. com os jornais desportivos a desaparecerem ainda antes do diário que mais vende, graças a mais uma vitória do "glorioso". Já não consegui apanhar "A Bola", fiquei-me pelo "Record".

Na conversa  que tive com o vendedor de jornais, ele não me conseguiu explicar muito bem esta loucura em torno do Benfica, embora ela venha desde os tempos que abriu a tabacaria, ainda nos anos 1960... Uns culpavam o Eusébio, mas ele sabe que é mais que isso. Foram as primeiras Taças dos Clubes Campeões Europeus, e foi também o Águas, o Costa Pereira, o Coluna, o Cávem, o Simões, e tantos outros. 

Foi um tempo de grandes vitórias pelo mundo fora, de um país habituado a perder em quase tudo...

Coça a cabeça e diz que se o Benfica não tivesse voltado a ganhar nos últimos anos, talvez já não existissem os três desportivos diários.

Mesmo sem morrer de amor pelos "lampiões" diz: «Não sei quantos são, mas pode ter a certeza que os que compram jornais, são mais que os sportinguistas e portistas juntos.»

(Fotografia retirada do site do "D. Notícias")

8 comentários:

  1. Já sabia que, geralmente, os vendedores de quiosques e tabacarias, dizem que o Benfica vendia muito mais do que qualquer um dos arqui-rivais. Agora fico a saber, através de um dos seus veteranos (e por isso mais fidedignos) que o universo dos leitores de jornais desportivos é muito maior do que aquilo que pensava e do que aquilo que os adversários nos querem vender!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez ele tenha exagerado, Petrus.

      E vendeu os jornais mais depressa na manhã de Agosto por parte da "concorrência" estar de férias...

      Eliminar
  2. «Coça a cabeça e diz que se o Benfica não tivesse voltado a ganhar nos últimos anos, talvez já não existissem os três desportivos diários» - esta frase dá muito que pensar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a realidade, Cristina.

      Realidade que acaba por se misturar com o "negócio" e que eu percebo. O Benfica é tido como o "abono de família" de muitos clubes, porque é o único que lhes consegue esgotar os estádios (que estão quase sempre às moscas...).

      Não sei até que ponto acompanhas o futebol português, chegou a falar-se da possibilidade do Benfica ser proibido de jogar no estádio por causa das suas claques não legalizadas, mas que se acontecesse iria provocar grandes tumultos. Inteligentemente não se foi por ai. Mas se fosse um clube pequeno, provavelmente era mesmo proibido de jogar em casa enquanto não resolvesse o problema... (é um benfiquista que diz isto...)

      Eliminar
  3. Embora mal, vou acompanhando, até porque participo num blogue sportinguista. Sim, ouvi falar dessa possibilidade de proibição.

    Eu também percebo o "negócio", mas, por razões óbvias, não posso deixar de achar injusto.
    Mas o que é justo, nesta vida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é injusto, Cristina.

      Este clima de "ganhar a qualquer preço" não beneficia ninguém.

      Mas sempre foi assim, palavra de quem fez jornalismo desportivo nos anos noventa...

      Eliminar
  4. Esqueci-me de deixar o link.
    É que o citei no "És a Nossa Fé". O blogue está um pouco lento, porque se anda a tratar da mudança do layout:

    http://sporting.blogs.sapo.pt/na-mouche-3416315

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dei por isso, Cristina, porque de repente "recebi" quase duas centenas de visitas do Sporting. :)

      Eliminar