domingo, julho 31, 2016

O Adeus ao Mestre dos Mestres


Mário Moniz Pereira deixou-nos hoje.

Foi só o maior treinador português de sempre, sendo tratado carinhosamente por todos como o "Senhor Atletismo".

Moniz Pereira, além de ter sido o maior fazedor de campeões de atletismo do mundo, também é um dos técnicos mais titulados de sempre. Se se somarem todos os seus títulos colectivos como treinador de atletismo (nacionais, europeus e mundiais...), Alex Ferguson - que dizem ser o treinador com mais títulos do mundo - fica muito para trás do "Senhor Atletismo".

Tive o grato prazer de privar com ele em diversas ocasiões, dentro e fora do atletismo e jornalismo. Até me fiz sócio da "Associação de Amizade Portugal-Portugal", tocado pelo seu amor a tudo o que é nosso, e por sempre achar - tal como ele - que somos muito melhores do que pensamos.

Mas além do atletismo Moniz Pereira tinha outros amores, como o fado, onde chegou a compor dezenas de músicas que se tornaram sucessos, nas vozes de Carlos do Carmo, Amália Rodrigues, Camané ou Maria da Fé, entre tantos outros fadistas.

Nesta fotografia de quem desconheço a autoria, Moniz Pereira está com Carlos Lopes - um dos nossos "heróis" do Olimpo - que tornou Campeão Olímpico, Recordista e Campeão Mundial.

2 comentários:

  1. Bonita homenagem a Moniz Pereira, que se entregava de alma e coração a tudo o que fazia... São homens assim que precisamos.
    Uma boa semana.
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, era um apaixonado pelo que gostava, Graça. Um Grande Português.

      Eliminar