quinta-feira, outubro 29, 2015

Uma Intervenção (nada) Sonâmbula


Como já escrevi por aqui, a biblioteca da Incrível Almadense é um grande tesouro para quem gosta de ler e de livros.

A minha última descoberta foi a "Intervenção Sonâmbula" de José Gomes Ferreira, publicada em 1977 pela "Diabril" e que nos explicam no começo ser uma: «Crónica do segundo ano da Revolução de 25 de Abril de 1974, através de documentos publicados pelo autor nesse período.»

Está organizado quase em jeito de diário e o José Gomes Ferreira vai-nos  relatando, página a página, muito do que viveu nesse ano memorável de 1975, sempre com um olhar atento e crítico sobre as pessoas e os acontecimentos que tanto aqueceram esse ano, pelo menos até ao 25 de Novembro.

Só alguém como o poeta José Gomes Ferreira conseguiria dizer tanto em várias situações, aparentemente simples do seu quotidiano. E quando é preciso recorre à história, ao humor e à ironia, com a sua mestria.

E como eu gostei desta intervenção nada sonâmbula de um dos grandes nomes da literatura do século XX.

2 comentários:

  1. Tenho dois livros dele dessa coleção, mas esse não tenho nem o li. Gosto muito de JGF que tive a sorte de conhecer e ouvir ao vivo nos idos de 70 numa das excelentes formações de professores no âmbito da também excelente Reforma Veiga Simão em que tive também a sorte de trabalhar. O que eu aprendi!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheci o "velho da farta cabeleira branca", numa altura que não tinha a noção de quem ele era, Graça.

      Era demasiado pequenote para ligar a poetas. :)

      Eliminar