quinta-feira, outubro 22, 2015

Leituras Antigas Problemas Modernos


Este Outubro fez com que começasse a ler livros fora de moda e a dar algum uso aos  velhos livros da biblioteca da Incrível Almadense, da qual sou colaborador.

Estou a ler quase em simultâneo dois livros de contos de duas autores quase esquecidas, Maria Judite de Carvalho ("Flores ao Telefone") e Isabel da Nóbrega ("Solo para Gravador").
Este último livro foi editado em 1973 e num dos contos ("Colagem") senti algumas palavras muito próximas de 2015, embora as pessoas tenham crescido um palmo e não se agarrem à maternidade, como nesta ficção de Isabel da Nóbrega, que transcrevo com a devida vénia:

[...] «O quarto que habitam é tão pequeno que tiveram de serrar os pés à cama, encurtando-a, para lá caber junto do armário, das mesas de cabeceira e da mesa da cozinha e agora dormem encolhidos. Não haverá desmancho deixam ir o menino avante. Não é um acto de coragem, nem de fé, nem de boa moral, nem de amor, ainda. Desconfio que é simplesmente para sentirem qualquer coisa de seu. Despojados de tudo, numa sociedade errada, onde hipocritamente se prega a caridade e não a justiça social, sentem confusamente que também têm direito a uma coisa sua.» [...]

Nesta última parte, descobrimos uma sociedade próxima dos nossos dias, com milhões de pessoas reféns da "caridazinha" de todos os "bancos alimentares" e de "todas as "sopas dos pobres" que criaram de Norte a Sul.

Infelizmente este nosso país está a ficar com gente a mais que sofre, gente que tem medo, gente que deixou de ter vontade própria. E isso explica um pouco o porquê deste impasse político, o porquê da vitória da coligação de dois charlatões...

O óleo é de Theodore Roussel.

4 comentários:

  1. Como gostaria de não te dar razão, Luís... Infelizmente é o país que temos. Que podemos fazer? Em relação aos livros que andas a reler, não conheço o da Isabel da Nóbrega e fiquei com vontade de o ler, já que eu também ando pelas releituras.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um país que me envergonha, Graça, vezes demais.

      Já sou é um pouco velho para emigrar...

      Eliminar
  2. Também ando por releituras, mas mais por imposição do que vontade. Viagens na minha terra, é o livro em questão, imposição da disciplina de Literatura Portuguesa.
    Não conheço os livros em questão, mas lendo o trecho apresentado, concordo consigo.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que vou estar mais disponível (de cabeça), vou ler mais ainda, Elvira.

      Faz-me muito bem ler.

      Eliminar