segunda-feira, maio 04, 2015

Treinadores Portugueses Campeões Pela Europa Fora


O futebol tem sido ao longo dos anos um dos maiores exportadores da nossa qualidade desportiva. Não é por acaso que nos últimos vinte anos temos tido sempre jogadores portugueses de grande qualidade a jogarem nas principais ligas de futebol europeu.

Hoje está a acontecer um outro fenómeno, graças a
José Mourinho. O seu sucesso - que faz com que seja considerado por muitos como um dos dois melhores treinadores do Mundo - foi abrindo portas a outros técnicos e neste ano de 2015 vai verificar-se um facto inédito: quatro treinadores portugueses deverão ser Campeões Nacionais nos países europeus onde treinam. Se José Mourinho já é Campeão de Inglaterra pelo Chelsea e Vitor Pereira da Grécia pelo Olimpiakos, Paulo Sousa está muito perto de ser Campeão da Suiça pelo Basileia e André Vilas Boas da Rússia pelo Zenit.

E se olharmos para os continentes africanos e asiáticos, temos de referir o Tony que está na luta pelo campeonato do Irão e mais meia dúzia de portugueses, que são sempre candidatos aos títulos angolanos e mocambicanos.

Apesar de muitas pessoas ainda olharem para o futebol como uma coisa de segunda, ele tem sido muito importante para a economia do país, enquanto exportador, não só de portugueses, mas também de atletas da "latina-américa", especialmente brasileiros, colombianos e argentinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário