segunda-feira, agosto 18, 2014

a História de Ava Gardner


Um dos livros que também viajaram para férias foi a biografia, "Ava, a Minha História", da autoria da própria, a actriz Ava Gardner.

Embora não estivesse na lista de prioridades, acabei por o abrir, por curiosidade, preparado para tudo, até para perceber se era uma das muitas biografias escritas por terceiros, que contam apenas o que os biografados querem ver escrito, ou não.

E devo confessar que foi uma agradável surpresa. A forma simples da escrita, os pormenores da infância de Ava, vivida com dificuldades, a forma como ela expôs a sua vida conjugal e até a sua "inadaptação" ao mundo de Hollywood, fizeram-me acreditar que o livro foi  mesmo escrito  pela actriz. 

Claro que é uma obra escrita de uma forma um pouco repetitiva, porque a actriz, considerada nos seus bons tempos como o "Animal mais belo do cinema", conta a sua vida, exactamente como ela foi, sem artificialismos literários.

Gostei que falasse da sua paixão por Espanha e pelo mundo dos touros, influenciada pelo escritor Ernest Hemingway, de Luís Miguel Dominguin, um dos nomes maiores da história do toureio apeado, por quem se enamorou, tal como tantas mulheres.

Embora não seja uma "obra da prima", gostei de conhecer as aventuras e os dramas desta bela actriz, explorada, em todos os sentidos, pela indústria americana da sétima arte, como tantas beldades da história do cinema.

4 comentários:

  1. Não te imaginava a ler biografias de artistas...mas, de facto, era uma bela mulher!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Nunca li.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. gosto de ler biografias, tenho pena que que maioria não sejam os retratos reais das pessoas e do tempo em que viveram, Rosa.

    ResponderEliminar