sábado, agosto 30, 2014

O Romance Constantemente Adiado


Só escrevi um romance, que acabou por marcar a minha estreia literária. Foi escrito durante o Verão de 1992 e publicado em 1995 depois de ter dado algumas "cambalhotas" em algumas editoras, de ter sido finalista do "Prémio Policial" da Caminho....

Depois disso comecei quase uma dezena de romances, escrevi uma novela e muitos contos (mais de meia centena, com toda a certeza...).

Hoje, ainda na cama (continuo a acordar cedo aos sábados e a ser "invadido" por algumas questões, para as quais nem sempre tenho resposta...), pensei no assunto. Até por estar novamente atrás de um romance, já com uma série de capítulos escritos...

Provavelmente a minha "desistência" a meio destas históricas, prende-se com a ideia que tenho do romance - que pode estar errada, mas aconteceu na minha primeira experiência, conseguida... -, em que este só se torna verdadeiramente romance, quando as personagens tomam conta da história e fintam o escritor, que não só se vê-se obrigado a ir atrás delas, como também a satisfazer os seus caprichos...

Não consigo pensar o romance de outra forma, embora reconheça que uma boa parte dos romances publicados por aí não fujam do controle dos seus autores, até pela "vulgaridade" das suas personagens. 

Mas talvez seja tempo de mudar de filosofia...

7 comentários:

  1. Quem sabe da tenda é o tendeiro, diz o povo e eu parafraseio com...quem sabe da escrita é o Luís Milheiro!:)

    Abraço e força para isso

    ResponderEliminar
  2. Estudei isso na Faculdade e acredito que, como estudei, as personagens de um romance a sério tomam mesmo conta da narrativa...

    Força aí, Luís!!

    ResponderEliminar
  3. Não sou a melhor pessoa para falar disso, pois de romances a única coisa que sei, é se gosto ou não quando acabo de ler um. Por tudo o que já li seu, quase de certeza irei gostar desse romance em adiamento. O "quase" é porque devido à pouca instrução que tenho, às vezes não consigo "entrar" em alguns romances.
    Um abraço e força.

    ResponderEliminar
  4. só sei que nada sei, Rosa. :)

    ResponderEliminar
  5. eu também penso que sim, pelo menos nos verdadeiros romances, Graça.

    ResponderEliminar
  6. só sei que nada sei, Rosa. :)

    ResponderEliminar
  7. todos temos direito à nossa opinião, Elvira.

    e como a Elvira gosta de ler e de escrever, está perfeitamente avalizada para falar sobre livros.

    ResponderEliminar