sexta-feira, agosto 29, 2014

Lutar Contra as "Sociedades Anónimas"


Sei que não é possível combater o anonimato, até por ele ser em algumas circunstâncias a única forma de se chegar à verdade - situações em que há ameaça da integridade física e até da vida -,  através da denúncia anónima às autoridades.

Embora não diabolize a internet, de nenhuma forma, sei que ainda não se chegou ao ponto certo da sua regulação (que para alguns irá ser entendido como forma de censura, etc). A melhor prova disso é a forma como se utilizam as caixas de comentários, especialmente dos jornais.

Felizmente na blogosfera existe uma coisa chamada moderação de comentários, a qual a maior parte das pessoas que têm blogues aderiu, mesmo os que acham que toda a gente tem direito a manifestar a sua opinião neste espaço.

A única coisa que eu continuo a não perceber é a necessidade de as pessoas deixarem um comentário anónimo, quando nem sequer precisam de assinar com o seu verdadeiro nome, pois podem assinar como quiserem, têm toda a liberdade para criarem uma personagem.

E não continuam a ser anónimos? Não. Passam a ser alguém, mesmo que não tenha identidade real.

Até aqui tenho publicado comentários anónimos, desde que não sejam ofensivos. A partir de hoje, não publicarei mais nenhum, pelas razões que já expressei.

Se não querem usar o vosso nome, sejam criativos, criem uma outra identidade para utilizar na blogosfera. Nos meus espaços aceitam-se opiniões contrárias, o que não se aceitam são insultos.

Como Ricardo Araújo Pereira, muito bem disse na "Visão" (31 de Outubro de 2013): «A internet não pode albergar mais pessoas grotescas do que o mundo real na medida em que todo o universo de pessoas, incluindo as grotescas, habita no mundo real.»

O óleo é de Marta Kawiorska.


Sem comentários:

Enviar um comentário