Zeca Afonso é hoje homenageado, na Galiza, com a atribuição de uma Praça com o seu nome.
O nosso grande trovador do século vinte, realizou vários espectáculos nesta região espanhola, onde fez amigos que nunca o esqueceram e que tiveram a feliz ideia de perpetuar o seu nome na bonita cidade de Santiago de Compostela. Mais exactamente em Burgos das Nações, onde cantou há trinta e sete anos, pela primeira vez a inesquecível "Grândola Vila Morena".
Nesta fotografia de Carlos Gil, Zeca está muito bem acompanhado, com outros grandes trovadores do nosso pais, Barata Moura, Vitorino, José Jorge Letria, Manuel Freire, Fausto, e Adriano Correia de Oliveira.
ainda no outro dia cometava ... que hoje já não há cantores de intervenção!! .... e porquê?
ResponderEliminarporque se mudam os tempos ...e as vontades
como dizia camões??
Justa homenagem, digo eu...
ResponderEliminarBeijos, Luís M.
O Zeca merece todas as homenagens.
ResponderEliminarGostei da fotografia.
Um abraço, Luís.
e o mais curioso Luís, é que contrariamente ao que se passa aqui, ainda penso, há dois anos ou no ano passado, não sei precisar, foi feito um espectáculo em homenagem ao ZECA, com presenças portuguesas e galegas da música, com entrevistas e dissertações sobre a obra do Zeca e da sua acção interventiva, que a tv galega passou em directo durante umas horas.
ResponderEliminaraqui...
Beijo grande
e vou trabalhar que ainda me arrancam os olhos :)
será este mais um daqueles casos em que fora do país os nossos artistas são mais reconhecidos do que dentro de portas? seja como for, é merecido! beijinhos, luís.
ResponderEliminarcontinuam a existir muitos, Teresa, não têm é espaço para intervirem, pelo menos nas rádios e televisões...
ResponderEliminarsem dúvida, M. Maria Maio.
ResponderEliminarpois merece, Graça.
ResponderEliminaro teu elogio da foto lembrou-me que tinha-me esquecido de colocar o nome do autor, o Carlos Gil...
aqui gosta-se mais do Tony Carreira e afins, Maré...
ResponderEliminarnão, Alice, o Zeca é reconhecido por cá, porque foi e é uma das grandes figuras da música portuguesa do século vinte, ao nível da Amália.
ResponderEliminar