terça-feira, outubro 30, 2007

A Arte de Espírito Santo

Guilherme Espírito Santo, além de ter sido um avançado centro de inegáveis qualidades, que o catapultaram para a equipa principal do Benfica e da selecção nacional, e também foi um extraordinário atleta saltador, campeão e recordista nacional dos saltos em altura, comprimento e triplo salto.
Era um futebolista elegante, rápido e de uma correcção exemplar, transformando-se em pouco tempo no ídolo de todos os benfiquistas. Embora não fosse fisicamente muito robusto, tinha uma habilidade extraordinária e um grande poder de elevação, marcando golos inesquecíveis de cabeça. Como também conjugava bem a técnica com a velocidade, era habitual deixar os defesas adversários sentados no chão. Furiosos, estes, sempre que podiam, castigavam-no com violência. A resposta de Espírito Santo era o desprezo completo pelas suas acções anti-desportivas, levantando-se sem responder às suas provocações e agressões.
Só foi internacional A oito vezes porque na época os jogos internacionais escasseavam, e também porque teve pela frente a sombra de Peyroteo, o maior goleador de sempre do futebol português, seu grande amigo, que não teve pejo nenhum em escrever nas suas memórias: «O Guilherme joga futebol muito melhor que eu».
Além de futebolista Espírito Santo foi também um grande atleta. O mais curioso é o facto de ter descoberto o atletismo por um mero acaso, quando num treino de futebol ultrapassou a fasquia do salto em altura colocada a 1,70m, deixando toda a gente estupefacta, especialmente os saltadores que não conseguiam saltar aquela altura. Acabou por aceitar o convite endereçado pela secção de atletismo do Benfica, e em pouco tempo estabeleceu novos recordes nacionais do salto em altura, comprimento e triplo salto. Na primeira disciplina foi recordista ibérico e o seu recorde nacional de 1,88m esteve mais de vinte anos sem ser ultrapassado.
Guilherme Espírito Santo vive em Cacilhas, desde o princípio dos anos setenta e fez hoje a bonita idade de 88 anos.

7 comentários:

  1. A coisas que o Luís vai descobrir :)

    ResponderEliminar
  2. O que eu desconheço, o que eu não sei, e o que eu aprendo aqui....

    Obrigada, Luís.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. acho extraordinário que uma pessoa descubra tão grande dom apenas por coincidência ou brincadeira...

    estou à espera que me aconteça o mesmo :)

    Parabéns ao fantástico aniversariantes, que, pelo que descreveste, não só é um óptimo atleta e futebolista (e acredito que nunca se deixa de ser o que se é e por isso utilizo o presente, mesmo que ele já não exerça), como um bom exemplo do que essas palavras significam: dignidade, fair-play...

    ResponderEliminar
  4. ò Luís, desculpa mais esta invasão: fui ler o teu perfil e dizes que os teus livros preferidos são os teus... eu já sabia pela Idinha do Sulburbio que escrevias (jornalismo???), mas decidi perguntar assim à queima-roupa...

    e já agora, como é que encontro os teus livros???? editoras e essas coisas...

    ResponderEliminar
  5. Não descubro, o Espirito Santo existe, e é uma excelente pessoa, Rita.

    ResponderEliminar
  6. Maria, fico feliz por aprenderes coisas aqui, e por me ensinares outras tantas, na tua "Ilha"...

    ResponderEliminar
  7. É mesmo extraordinário, Inominável...

    Em relação à tua questão, tem pano para mangas, dava inclusive um "post" dos grandes...

    Devo dizer-te que tenho de me considerar um "escritor regional" (se isto existe...) porque não tenho editora. A maior parte dos meus livros têm sido editados e apoiados por autarquias locais (juntas de freguesia...)

    O meu primeiro livro (um romance) esteve "perdido" mais de um ano na "Caminho", com avaliação positiva para publicação (o que não chegou a acontecer, com as desculpas do costume, falta de mercado, etc.).

    Percebi desde então a lógica das editoras, para quem a qualidade nem sempre é o mais importante para se publicar, mas sim a popularidade (por isso é que os participantes dos "big-brothers" também têm livros publicados...).

    Como também tenho noção que não sou nenhum génio, limito-me a escrever o que me apetece (sem pensar em editoras e afins), a aceitar algumas "encomendas" de autarquias, também por gosto.

    Pelo que os meus livros só estão disponíveis em algumas autarquias e na minha biblioteca... e gosto bastante de oferecer livros, pelo que podes candidatar-te...

    ResponderEliminar