sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Lisboa dos Anos Oitenta (II)


Graças a dois amigos especiais, o Tozé e o Henrique, lisboetas de gema, percorri várias Lisboas, muitas vezes a passo, porque a cidade dos primeiros anos da década de oitenta era muito mais aberta e descontraída, praticamente sem focos de criminalidade violenta. A única coisa que tínhamos de ter cuidado, era com os muitos carteiristas que apareciam e desapareciam nas carruagens do metro e nos autocarros, nas horas de ponta.
Nessa época víamos muito cinema, nas salas grandes - ainda existia o Condes, o São Jorge e o Eden, que davam vida à Avenida da Liberdade – e nos pequenos estúdios espalhados pela cidade, como o Apolo 70, o Londres, o Castil ou o Nimas.
Também nos aventurávamos na noite (quase sempre às quintas), muito mais curta que nos nossos dias. Às quatro da manhã fechavam quase todos os bares e discotecas. Os únicos locais que permaneciam abertos estavam ligados a uma Lisboa mais marginal, onde acabam a noite prostitutas, proxenetas, homossexuais e gente da vida artística, que também conheci, muito superficialmente.
Voltando à Avenida da Liberdade, as esplanadas enchiam-se de gente de todas as idades, da Primavera até ao Outono.
Era uma cidade mais viva, mas também mais viciosa...
Próximo do Elevador da Glória passeavam prostitutas, sempre com o mesmo convite: «Queres vir para o quarto querido?», e claro com outras promessas, que de certeza, ficavam por cumprir... Os homossexuais também apareciam em todas as esquinas, com perseguições e olhares matadores, que tinham tanto de cómico como de ridículo.
Com o aparecimento do HIV, as prostitutas e os homossexuais quase que desapareceram das ruas da baixa.
Os outros lisboetas? Devem ter começado a dispersar, lentamente, frequentando outros lugares, primeiro as “Amoreiras”, depois o “Colombo” e mais tarde o “El Corte Inglês”...
Este texto está ilustrado com um óleo de Botelho sobre Lisboa, os "Restauradores".

6 comentários:

  1. Essa é uma grande verdade, jcfrancisco...
    Nos anos oitenta as minhas noites passavam-se entre o Largo da Misericórdia, o João Sebastião Bar e a Trindade...
    Depois era apanhar o último combóio no Cais do Sodré, dormir a correr, tomar um duche e ir trabalhar...
    Era muito agitado, mas tenho saudades.
    BOm fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Não foram apenas estes aspectos que falas, que afastaram as pessoas de Lisboa.

    Se quem quer comprar casa (ainda hoje é assim) tem de ir para fora da cidade, isso dá cabo do coração de qualquer cidade.

    Quem manda quis transformar o centro da capital num espaço preferencialmente de serviços. Isso mais tarde ou mais cedo, paga-se.

    ResponderEliminar
  3. Essa Lisboa ds anos sessenta devia ser tão diferente...

    Para o bem e para o mal, Zé do Carmo.

    Já não conheci essa Lisboa solidária, das lancheiras dos autocarros. Conheci a Lisboa da indiferença, ignorando os outros passageiros.

    ResponderEliminar
  4. A agitação foi sempre crescendo, Maria.

    Os lugares iam mudando, do bairro alto para a 24 de Julho, e posteriormente para as docas...

    ResponderEliminar
  5. Há realmente outros problemas sociais, que vou focar numa outra crónica, Alice, que desertificaram o centro da cidade.

    ResponderEliminar
  6. Como eu gostava do bulício da "Baixa", do Grandella, dos Armazéns do Chiado, dos cinemas, das pastelarias, de subir a Rua do Carmo e entrar nas sapatarias, nas discotecas (que eram lojas de venda de discos...),
    de comprar tecidos a metro, quando havia quem os costurasse e até de ver os "sinaleiros" a orientar o trânsito...E dos cisnes, nos lagos da Avenida da Liberdade.
    E de tudo isso e outras coisas, o que mais sinto é o desaparecimento de todas as grandes salas de cinema.
    Para mim, a Baixa morreu com o incêndio do Chiado.

    ResponderEliminar