sábado, março 23, 2024

"Um Amor Fora de Tempo", entre outras coisas, como o café...


Levanto-me da cama, faço a higiene pessoal minimalista, bebo um copo de água. Depois aqueço água para fazer café. 

A minha companheira passa pela cozinha e faz um "humm", de agrado, pelo cheiro desta bebida que me acompanha desde a infância, desde a casa da avó que tenho a sensação de que tinha uma cafeteira permanente ao lume (ou próximo...). Sim havia muito espaço em volta da lenha que ia queimando e aquecia a casa na metade do ano, que era mais fresca.

A minha mãe, provavelmente, também refém deste cheiro de infância, também fazia muito café, a nossa casa também abraçava este perfume tão especial.

Ligo a televisão e escolho a RTP3 e fico por aí. Falam de livros. Primeiro sobre livros com fotografias e com Abril, organizado pela Emília Tavares (vi que era um "calhamaço" mas não consegui saber o título), uma almadense que tenho o grato prazer de conhecer e é uma das pessoas que mais sabe de fotografia no nosso país.

Logo de seguida surgiu-me no ecrã, Carmen Yanez, poetisa e viúva de Luís Sepúlveda, um dos meus autores de culto, que nos fez uma síntese da sua história de vida e de amor, no Chile e no Mundo (reencontrara-se na Suécia, casados com pessoas diferentes...). Estava ali para falar do livro que escreveu sobre a sua história com Lucho, que tem como título, "Um Amor Fora de Tempo".

Fiquei logo com a sensação de que ganhara a manhã, com estes minutos de cultura televisiva (também existe, em dois ou três canais...).

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


4 comentários:

  1. A minha avó paterna tinha sempre a enorme cafeteira do café bem perto do lume para estar sempre quente.
    Talvez por isso adoro o cheiro do café que bebo sem açúcar há mais de trinta anos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Cultura televisiva é coisa rara. Ainda bem que conseguiste encontrar.
    Uma boa semana e uma Páscoa abençoada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na RTP2 e na RTP3 há sempre uma ou outra coisa, que nos ajuda a cultivar, Graça. :)

      Eliminar