terça-feira, março 19, 2024

(Não querer perder o prazer de olhar...)


Há já algum tempo que noto que muitas pessoas olham para mim de lado e desconfiadas. Nada que me preocupe. É a chamada "fruta do tempo", embora seja cada vez menos sazonal.

Isso acontece porque continuo a olhar quase tudo de frente, mantendo vivo este vício de observar o mundo. Não sei o que é andar "adormecido e teleguiado" por um smarphone pelas ruas (o que tenho, passa a maior parte do tempo suspenso, na caixa de onde veio da loja... e está longe de ser encarado como um "companheiro").

Se continuar assim, conservador, corro o risco de viver quase "num outro mundo". Por enquanto, não é coisa que me preocupe. Se forem só os "olhares de lado", e as "desconfianças", são coisas com as quais convivo bem.

Acho que esta minha resistência, prende-se sobretudo com uma coisa: não quero perder o prazer de olhar. 

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


2 comentários:

  1. Olhar e Ver!
    Porque actualmente quase todos olham mas muito poucos veêm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das qualidades que estão a ser engolidas pro este tempo cada vez mais voraz, Severino.

      Assim como a concentração, a paciência, e até o "pensar"...

      Eliminar