domingo, março 03, 2024

O mundo mudou e as mulheres também mudaram (muito mais que nós, homens)...


Estava na mesa a ouvir falar um homem da geração dos meus pais a falar como um entendido no sexo feminino, dizendo que nenhum dos três filhos, que tinham todos mais que uma experiência de casamento (e segundo o seu ponto de vista ainda não tinham conseguido acertar...), eram bons a escolher mulheres.

Não sabia se havia de chorar ou de rir. Foi por isso que me mantive impávido e sereno, a arranjar pistas para colar a uma qualquer personagem das minhas ficções.

Claro que acabei por ficar a pensar no assunto, até por conhecer os três rapazes, ligeiramente mais novos que eu, todos bem sucedidos na vida profissional, mas segundo o pai, com um azar dos caraças com as mulheres (e claro, com alguma aselhice misturada...).

O que mais me fez confusão foi aquele pai e marido, aparentemente culto e inteligente, não perceber que as mulheres de hoje não são iguais às do seu tempo. Que nunca na vida iria encontrar uma esposa como a sua, nos dias de hoje, porque tudo é diferente, principalmente o seu entendimento do mundo e a sua passividade (ainda que falsa, quase sempre eram as nossas mães que mandavam em tudo lá em casa, mas fingiam que o pai é que era o "chefe de família")...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


8 comentários:

  1. Exactamente mas o meu pai sabia e não se importava! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A partir do momento em que a mulher começou a trabalhar fora de casa, a coisa mudou bastante. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que foram mais as feministas, Catarina. :)

      Eliminar
  3. Desde que às mulheres lhe foi imposto portarem-se como machos, para serem iguais como é seu inalienável direito... tudo mudou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, José.

      E tardam a perceber que o belo está na diferença. :)

      Eliminar
  4. Eu acho que sou privilegiada. Nunca senti a necessidade de adotar comportamentos masculinos para exercer a minha profissão e nunca houve ou há diferenças salariais.
    Nunca me considerei feminista, mas acredito na igualdade de direitos para todos os géneros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acredito e acho natural, Catarina.

      E também não sou "feminista". :)

      Eliminar