sábado, março 11, 2023

Um título de livro que parece uma piada foleira ("O Super-Camões")


Fernando Pessoa depois de se tornar "moda", tem dado pano para muitas mangas, especialmente a partir dos anos oitenta do século passado.

Ainda antes de se abrir a arca sem fundo do poeta, já existiam demasiados "donos da verdade", sobre a história de vida do Fernando. A coisa ainda se tornou mais complicada porque ele também foi Alberto, Álvaro, Bernardo, Ricardo - para referir apenas os seus nomes com mais peso literário.

Ou seja, Pessoa nunca se livrou de afirmações polémicas, com e sem nexo. Para variar, a sexualidade, que ele sempre manteve privada, é das coisas com que mais gostam de implicar. Nem mesmo a existência da Ofélia o livrou da fama de homossexual, para uns, ou de ter sido celibatário e morrido virgem, para outros. 

No último ano surgiram duas biografias, uma escrita por Richard Zenith e outra por João Pedro George. E para que tudo corresse com normalidade,  lá surgiu a polémica do costume...

João Pedro George (useiro e vezeiro em "disparar" sobre tudo o mexe na literatura portuguesa...), apesar de se ter desculpado, que a sua biografia era um trabalho para não académicos (é muito boa esta...), não se livrou das comparações com o livro de Zenith. E parece que ficou a perder (nos anos de investigação da obra do poeta e no número de páginas, perde com toda a certeza...) e não achou muita piada.

Mas eu não vou fazer qualquer tipo de comparação entre as duas biografias. Só vou falar do mau gosto do título da biografia de João Pedro George. "O Super-Camões", além de ser redutor para o nosso poeta gigante, Luís de Camões, acho-o mais apropriado para uma obra de banda-desenhada ou de literatura infantil.

O mais curioso, foi ainda não ter lido nada a este respeito. Provavelmente sou o único que não gosta deste título e que o acha uma piada foleira aos nossos dois poetas maiores.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


4 comentários:

  1. O título é ridículo. O que pode interessar, nesta altura, qual teria sido a sua orientação sexual. Morreu virgem? Quem poderá fazer uma afirmação dessas? Podemos deduzir que era uma pessoa deprimente, talvez bipolar, mas, indiscutivelmente, um escritor e poeta de grande talento. É um dos mais citados.... para detrimento de muitos outros, passados e contemporâneos que merecem ser igualmente citados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez seja o "negócio", Catarina.

      O "sexo" vende, assim como a polémica.

      O que acho estranho é ninguém falar deste título...

      Eliminar
  2. É realmente muito mau gosto. E para quem passa a vida a dizer mal dos outros, ainda pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Zé.

      Não gostou de provar do "veneno" que tem servido aos outros, este George...

      Eliminar