quinta-feira, junho 16, 2022

Quase um "Teatro do Absurdo" Diário...


Sei que em política o que parece raramente é. É um dos poucos espaços onde mentir "sempre fez parte do jogo". Há quem diga mesmo, que esse é um dos segredos dos homens que quase apodrecem no poder, como aconteceu com Salazar e está agora a acontecer com Putin.

Nos poucos contactos que tive com o poder, a nível mais doméstico, ainda mantenho vivas na memória algumas "mentiras", quase piedosas, ditas para "entreter"que nunca percebi se eram da lavra de um dito vereador, ou se lhe eram ditadas pela presidência. Ficou conhecido localmente pelo "nim", por ser uma personagem bem falante mas muito pouco afirmativa.

O problema é que tudo isto foi ganhando uma dimensão tal (talvez este quase "vale tudo" tenha começado com Sócrates. É importante recordar que um dos seus homens da comunicação, passou depois para o Benfica, onde se deve ter sentido como "peixe em água", nas "guerras" com o FC Porto...), que cada vez é mais difícil perceber onde começa a verdade e acaba a mentira, e vice-versa.

As coisas tornam-se ainda mais graves, quando se percebe que se brinca, cada vez mais, com coisas sérias, como são, por exemplo, a saúde ou a segurança de todos nós. 

O que os governantes e os opositores estão a fazer com o SNS, não nos vai levar a nenhuma coisa melhor, pelo contrário. Vão retalhar cada vez mais o SNS. Nós iremos poder escolher, mas também iremos pagar muito mais... 

A novela do SEF é parecida e parece também não ter fim à vista. De erro em erro, vão se desmotivando profissionais, porque um Governo - devido a um incidente grave, que causou a morte de um estrangeiro, algo que acontece, também, com alguma regularidade, na PSP e na GNR - decidiu que um serviço vital nos nossos aeroportos, devia ser substituído, por uma coisa, que parece que ninguém sabe muito vai o que vai ser. 

A política sempre foi uma coisa "teatral", mas nunca esperei que caminhasse, a passos largos, para este "teatro do absurdo" diário, com a cumplicidade de uma comunicação social, cada vez mais servil, tóxica e telenovelesca.

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)


2 comentários:

  1. Boa tarde
    A politica está-se a tornar realmente num teatro em que os atores são bons e o público parece que também gosta .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se gosta, Joaquim.

      Muitas vezes não tem grandes escolhas...

      Eliminar