segunda-feira, julho 01, 2019

Lugares-Comuns e Relações Profissionais e Humanas (dentro dos nossos "Largos"...)


Já há tempos que pensei em escrever por aqui algumas linhas sobre as relações duradouras que se estabelecem com algumas pessoas, que nos prestam serviços. Lembrei-me por exemplo do meu barbeiro e do meu dentista, que visito há largos anos. Eu sei que eles não são os "melhores técnicos do mundo", da mesma forma que sei que são boas pessoas, com quem foi possível estabelecer uma relação humana e falarmos de nós e do mundo que nos cerca, para além da "conversa gasta" sobre futebol ou política.

Sei que há quem dê primazia à parte técnica, pague para ter os "melhores", sem querer ter qualquer tipo de ligação pessoal. E se souber que há alguém no "mercado" melhor, muda de "barbeiro" ou "dentista", sem qualquer hesitação. 

Penso que são estas pequenas diferenças que nos definem como seres humanos...

Estas questões também me fizeram pensar que quando partilhamos coisas neste "mundo virtual", mostramos sempre mais de nós, do que o que julgamos. E acabamos, inevitavelmente, por encher os blogues de "lugares-comuns" (aliás, eu encho... principalmente aqui o "Largo"), porque quando escrevemos coisas, quase todos os dias, o blogue  também acaba por ter uma função "diaristíca".

Mas os "Largos" das nossas vidas não pretendem ser mais que simples "lugares-comuns", por onde passamos todos os dias...

(Fotografia de Luís Eme - Alcochete)

6 comentários:

  1. E este seu "Largo" não é um lugar comum. Quanto ao seu texto, também me deixo ficar com aquelas pessoas com quem tenho afinidades e há muito tempo fazem parte da minha vida…
    Uma boa semana, Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um de nós tem as suas preferências, Graça.

      E gosto de lugares-comuns. :)

      Eliminar
  2. Sammy, o paquete01/07/19, 19:39

    Caro Luís, permita-me uma banalidade: lugares Comuns são de frequência exclusivamente reservada a pessoas inteligentes e com um mínimo de sentido de humor.
    Mas este texto vagaroso, com o seu quê de saudável melancolia, aquele sabor nostálgico das memórias, fez-me lembrar que prometi ao Sr. Vítor, há uns bons dez anos, que lhe reservaria, no Cais, um olhar sobre a sua velha barbearia.
    Mas onde raio guardei as fotografias da barbearia do Sr. Vítor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso isso, Sammy. :)

      A fotografia vai aparecer um dia destes. :)

      Eliminar
  3. Este texto tem que se lhe diga, e a mim diz-me muito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os textos têm sempre que se lhe diga, Severino. :)

      Mas nem sempre os lemos da mesma forma.

      Eliminar