segunda-feira, setembro 11, 2017

Falta de Imaginação ou Qualquer Coisa Parecida...


Um das coisas que sempre me fez confusão foi a "imitação" que se pratica no jornalismo (cada vez mais...). Sei que é algo que interessa a quem se prepara para lançar um livro, fazer um concerto ou estrear uma peça de teatro. Mas podiam variar. Não digo que entrevistassem o papagaio, mas um outro actor... ou então fazerem perguntas diferentes daquelas que o entrevistado quer responder (eu sei que ele está mais interessado em vender "batatinhas", mas...).

Eu também sei que não é por querer,  acontece. É por isso é que às vezes as capas dos jornais desportivos "Record" e "A Bola" conseguem acertar na mesma fotografia e na mesma manchete (sem espiões...) no mesmo dia. 

Mesmo sabendo que deveria ser um jornal sem futuro, gostava de trabalhar num diário que conseguisse fazer notícias sempre diferentes da concorrência, entortando-lhes os olhos todas as manhãs, quando fingiam não reparar na banca de jornais.

(Ilustração de Charles Dana Gibsons)

6 comentários:

  1. E seria bom se isso sucedesse também na televisão - às vezes parece que todos os canais estão a dar a mesma notícia (que para piorar também muitas vezes não é notícia, mas uma opinião)

    ResponderEliminar
  2. Creio que esse deve ser um sonho de todo o bom jornalista.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Pois é. São sempre os mesmos. E imitando nem sei quem "isto está tudo ligado" (aos mesmos).
    Compreendo e concordo contigo.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até parece que o mundo é pequenote, Piedade. Que vive tudo na mesma rua...

      Eliminar