domingo, setembro 24, 2017

Quando me Descubro Racista...

Eu sei que não olho as pessoas de maneira diferente devido ao tom da sua pele. 

No meu intimo sei que há só uma coisa que me irrita nos pretos, a sua forma de se expressarem, o uso que dão às palavras.

Quando vejo um preto falar de uma forma muito pulida e direitinha, quase sem mexer o corpo, digo logo para dentro de mim: «aqui está mais um "preto-branco"». E sou ainda capaz de ir mais longe e pensar que é alguém que não se sente bem com a sua pele.

Ou seja, para mim um tipo de pele mais escura deve falar e andar quase a dançar, por que é assim que os trópicos mandam...

Até vou dar três exemplos de três figuras públicas, a quem não consigo colar as palavras e os movimentos de corpo à sua cor de pele:  Boss AC (músico), João Mário (futebolista) e Hélder Amaral (político).

E é nestes momentos que me descubro racista...

(A utilização dos termos "preto" e "branco" foi propositada e não teve nada de racista. Além de gostar menos da palavra "negro", num mundo normal (sem ter de ser a preto e branco...) nós somos os brancos e eles os pretos e nenhum de nós tem culpa da forma como fomos "pintados")

(Fotografia de Lorena Monique - estudante universitária de Brasília, autora do projecto fotográfico "Ah Branco dá um tempo", contra o racismo nas universidades)

4 comentários:

  1. Há muitos anos em Nampula, um amigo preto, dizia-me que racistas somos todos nós, em maior ou menor escala, seja qual for a cor da nossa pele. Isto porque eu dizia que não era racista. E sinceramente pensava que não era. Hoje com este texto, compreendi o que ele queria dizer.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos muitas vezes sem querermos e sem nos apercebermos, apenas por uma questão de educação e da forma como o mundo que nos rodeia gira, Elvira...

      Eliminar
  2. Concordo em absoluto, especialmente com o último parágrafo. Nunca digo «negro», digo sempre «preto» sem qualquer conotação negativa! Se eu sou branca, eles são pretos. Mais nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As palavras só têm o peso que lhes queremos dar, Graça...

      Eliminar