quarta-feira, fevereiro 22, 2017

Amadeo no Chiado


Ontem de manhã visitei a exposição de Amadeo Souza-Cardozo no Chiado com um grupo de amigos, que não só gostam de arte como a praticam.

Gostei bastante da forma como a exposição está organizada. Os quadros são o que quase todos já conhecemos, um "mundo novo" artístico, que abriu tantas portas, fechadas... especialmente quando foram expostos pela primeira vez em 1916, no Porto.

Todas as palavras que ocupam as paredes ajudam a compreender o passado, o presente e o futuro, de um verdadeiro génio.


É também por isso que não me preocupa nada (até acho bem) que as pessoas visitem as exposições de Amadeo  e Almada Negreiros por serem muito divulgadas e de alguma forma estarem na "moda". É sem sombra de dúvida, uma boa "moda".

Digo isto porque são duas mostras de arte que nos  fazem questionar muitas coisas (mesmo que não percebamos daquela "horta"...), desde a cor às formas utilizadas por estes dois "modernistas". 

E sei que, 100 anos depois, ninguém tem vontade de cuspir em nenhum dos quadros do Amadeo, por mais conservador que seja...

(Fotografias de Luís Eme)

2 comentários:

  1. Já a vi. Passei lá parte do dia dos namorados, numa visita de estudo. E gostei muito, embora alguns dos quadros eu não tenha conseguido entender. Ignorância minha, também não consigo entender algumas obras de outros artistas modernistas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma grande exposição de um grande pintor, Elvira.

      Eliminar