sábado, setembro 05, 2015

Dois Lugares Especiais


No mini circuito que fizemos pelo Centro do país, houve dois lugares que gostei muito de revisitar.
Em qualquer deles não fiquei minimamente desiludido, apenas me questionei porque demorei tanto tempo a regressar...

Estou a falar de Conimbriga, que valeu mesmo a visita (mesmo sabendo que é um espaço sobretudo para quem gosta de história e património, claro...), pela beleza milenar que fez da civilização romana, uma das mais marcantes do nosso país. Que bom existir tanta gente apaixonada por arqueologia, capazes de fazerem daquele lugar, um lugar único.
Não visitava Conimbriga desde os meus tempos de escola (ainda no começo da secundária...), Há uns bons quarenta anos. Sei porque razão é que isso nunca aconteceu. É um daqueles lugares que temos de lá ir de propósito e das várias visitas que fiz a Coimbra, nunca calhou (o comodismo é terrível...). E não está muito bem sinalizado. A meio do caminho desaparecem as placas e andamos um pouco entregues a nós próprios...


O outro lugar cheio de história que foi bom revisitar foi o Mosteiro da Batalha, que não visitava há mais de vinte anos (terei passado algumas vezes ao lado...). 
Toda aquela beleza arquitectónica, entre o gótico e o manuelino, desde os claustros às capelas e aos túmulos, sem esquecer o engenho de Afonso Domingues e de todos aqueles que estiveram envolvidos nesta obra grandiosa,  que tanto nos deve orgulhar, pelo beleza e pelo simbolismo.

Não menos importante foi os meus filhos terem gostado muito destes dois lugares, que lhes eram desconhecidos (para lá dos manuais escolares)...

4 comentários:

  1. Nunca fui a Conimbriga, e à Batalha só fui uma vez há mais de 50 anos. Talvez calhe um destes dias em alguma visita de estudo.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar