Não pensava que em pleno século XXI ainda existissem pessoas que colocassem em causa a fotografia, enquanto Arte.
As questões que me colocaram em relação à fotografia, também podiam ser facilmente transferidas para a pintura, ainda que esta não possua o mediatismo de um retrato, não dependa apenas de um click.
Há fotografias que só se conseguem tirar uma vez. E são únicas. Podemos tentar repetir, dezenas, centenas de vezes, no mesmo lugar, à mesma hora, mas falta sempre qualquer coisa...
Além disso o olhar também se educa à medida que vamos entrando no mundo da fotografia, aprendemos a separar o que quer ser Arte, de um simples retrato.
Percebi que por muitas palavras que usasse, não mudaria aquela opinião, até por ele se refugiar na proliferação do digital, na banalização da fotografia.
Nem me dei ao trabalho de lhe explicar que o olhar que capta a imagem é muito mais importante que a máquina. Um bom fotógrafo consegue tirar sempre boas fotografias, mesmo com uma máquina de "terceira categoria"...
O óleo é de Justin Wiest.
Também não sabia que existissem ainda pessoas assim e é precisamente o que também penso sobre a importância do olhar e sobre um bom fotógrafo (gosto de fotografias e de fotografar, mesmo sabendo que não tenho o olhar).
ResponderEliminartambém acho!
ResponderEliminaruma boa foto depende muito, de quem a tira e do momento em que se dá o clik.
por vezes uma boa máquina ajuda (claro) mas nem é o mais importante.
um bom fim de semana.
um beij
uma boa parte das pessoas que tiram retratos, dizem que aquilo não é uma arte, Gábi.
ResponderEliminaré mais sorte...
pois não, Piedade.
ResponderEliminaro olhar, a profundidade e a originalidade são muito mais importantes que a "máquina".