segunda-feira, setembro 19, 2011

Quem Diz a Verdade...


Embora o provérbio diga que: «quem diz a verdade não merece castigo», nem sempre é assim. O mundo está cheio de gente que prefere que lhe contem mentiras, que a verdade, especialmente se ela for crua e dura.


Não era para falar nisso, mas depois de assistir ontem ao espectáculo televisivo de biomecânica, sobre a qualidade Cristiano Ronaldo, senti que devia dizer qualquer coisa, até por ser uma das pessoas que não ficaram chocadas com a reacção do jogador português, aos gritos e insultos em Zagreb, mas cada vez mais comuns em Espanha e por esse mundo fora.

Cristiano apenas disse a verdade. Têm inveja dele porque é rico, bonito e um grande jogador. Por exemplo o Messi, é rico e um grande jogador, mas parece um "rato", estando distante dos parâmetros de beleza da nossa sociedade.

Mas isso nem é o mais importante. O que é extraordinário é a resposta que ele dá a quem o insulta. Até lhes dedica golos. Só conheço um caso idêntico entre os nossos profissionais, e já arrumou as botas, Luís Figo.

Os futebolistas com esta capacidade mental, sabem o que valem, não precisam de ler jornais ou de serem levados ao colo pelos adeptos para jogarem bem...

14 comentários:

  1. Não sabia, mas se assim é, é uma atitude louvável.
    Não escalar nas imprecações é admirável e necessário.
    Boa semana, Luis.

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que há pessoas com uma enorme dificuldade em aceitar o sucesso dos outros. E esquecem-se, inclusivamente, que CR é o produto de muito trabalho, empenho e fé em si próprio.
    Também vi o dcumentário e fiquei impressionada pela positiva, embora já admirasse o talento de CR que, de resto, nunca considerei arrogante.
    Beijinhos, Luís

    ResponderEliminar
  3. Também vi o documentário e fiquei impressionada com a 'excepção' do CR7. O resto acho desnecessário, mas tem apenas a ver com a minha forma de estar na vida. Não critico.

    Beijinho, Luís.

    ResponderEliminar
  4. Não vi, nem sabia de nada. Acho óptimo que ele consiga não reagir negativamente a insultos...mas seria ainda melhor se fosse por outro motivo (assim como está, ele parece um bocadinho convencido, poderia ser antes porque está feliz, ou porque está zen e ciente de que todos os homens são irmãos, ou qualquer coisa assim :)

    ResponderEliminar
  5. Posso subscrever o comentário da Maria? É que ela escreveu exactamente aquilo que eu penso.
    Ah! Outra coisa, me perdoe mas nunca me ocorreria comparar o CR ao Figo, pese o facto de ambos serem excelentes jogadores. Mas penso que a comparação começa e acaba exactamente aí.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Faltam-se-me as palavras...presunção e água benta...

    ResponderEliminar
  7. principalmente em Portugal, Virginia.

    inveja-se sobretudo os bem sucedidos da vida, em qualquer área da sociedade.

    ResponderEliminar
  8. o resto é muito vasto, Maria.

    provavelmente há muitas coisas com as quais não concordo, como tu, como por exemplo com os ordenados obscenos pagos aos futebolistas, mas o CR é apenas uma peça de um negócio de milhões...

    ResponderEliminar
  9. o Vitor deve gostar tal como eu do futebol, um espectáculo de grande qualidade,que se alimenta do talento dos Cristianos Ronaldos.

    ResponderEliminar
  10. ainda bem que ele é convencido, Gábi, até porque é mesmo dos melhores do mundo.

    para coitadinhos já bastam a grande parte dos portugueses.

    ResponderEliminar
  11. eu comparo-os no carácter que têm como jogadores, Elvira, pela frieza com que enfrentam todos os tipos de adversidade.

    os insultos fazem os crescer.

    e outra coisa, muitos dos que o insultam em Espanha, eram os que insultavam o Figo, quando se mudou do Barcelona para o Real Madrid.

    ResponderEliminar
  12. não deviam faltar, George Sand. :)

    ResponderEliminar