sábado, setembro 24, 2011

O Retrocesso Civilizacional, Cada Vez mais Visível


Estamos a perder tudo.


No campo de trabalho está tudo em mudança, segundo li ontem no jornal, até o direito ao descanso semanal nos querem retirar num futuro próximo.

Se continuarmos todos com esta "mansidão", não duvido que o desemprego será o nosso dia a dia, tal como foi no principio do século XX. Voltaremos às filas, onde seremos escolhidos aleatoriamente para trabalhar à jorna, para desespero dos dependentes do nosso salário.

Não menos alarmante é o que estão a querer fazer ao chamado "estado social". Com as alterações que pretendem introduzir na saúde e educação, daqui a dez anos irá aumentar de uma forma alarmante o analfabetismo, o número de jovens que não cumprem a escolaridade obrigatória, tal como a taxa de mortalidade infantil, o número de pessoas idosas a morrerem sozinhas em casa, sem qualquer tipo de assistência e apoio, etc.

Todo este retrocesso civilizacional em nome de quê e de quem?

Eu respondo, em nome de todos aqueles falsos liberais que sempre se sentiram mais confortáveis com um mundo à parte para eles, com cidades cheias de ilhas, onde podem usufruir do que melhor que existe no planeta, que sempre sonharam com o regresso a um mundo sem democracia e sem direitos humanos, com cidadãos de primeira, segunda, terceira e até de quarta.

O óleo é de Volker Stelzmann.

6 comentários:

  1. Será Luís? Se isso acontecer a culpa será só deles? Ou será nossa que nos vamos mostrando como animais amestrados no circo. Dá cá o subsídio, e nós damos, dá cá o direito ao ensino, e nós damos, dá cá o emprego,e nós damos, cala-te e nós calamos. Tenho para mim que um dia vão dizer deita aí para eu passar por cima, e nós vamos deitar.
    O D. Afonso Henriques, deve dar mais voltas no túmulo que cão antes de dormir.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo, é evidente que estamos a atravessar uma crise só comparável, pelo que leio e sei, à de 1929.A taxa de desemprego não pára de aumentar, os produtos aumentam, muitos vencimentos baixaram pelo que a quebra de poder de compra tem vindo a baixar assustadoramente, os compromissos asssumidos com a habitação, automóvel, educação dos filhos ( qual escolaridade obrigatória!!!!!), etc,etc,etc...conduzem-nos para uma situação tão problemática, onde o grau de conflitualidade é tão grande, que não creio que continuemos a ser mansos.
    Isto não pode continuar a acontecer porque esta não é a sociedade que escolhemos, que queremos, que desejamos. Estou fartaaaaaaaa!!!!

    Um abraço fraterno

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  3. claro que a culpa também é nossa, mas é sobretudo de quem nos tem governado e nunca se preocupou com o país e com os seus cidadãos, Elvira.

    as preocupações dos nossos governantes, com raras excepções (muito raras muito), têm sido o seu bem estar e as negociatas pessoais.

    ResponderEliminar
  4. pois não, Isamar.

    mas continuamos a aceitar tudo o que nos é imposto.

    ResponderEliminar
  5. é tudo muito triste.
    subscrevo o coment da Isamar.
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. todos devemos subscrever, Piedade.

    ResponderEliminar